Calçadas públicas da Vila Maria são reformadas e ganham rampas de acesso

Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme

A Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme iniciou, em setembro, amplas reformas nos pisos de calçadas, além da implantação de 20 rampas de acessibilidade em praças e trechos da região. Ao todo, serão reformados aproximadamente 3000 m² de calçadas.


Apenas na praça dos Trotadores serão colocados mais de 1.000 m² de novo passeio e oito rampas de acesso. A obra começou há 15 dias e o término está previsto para novembro. O custo foi de R$ 52.051,24.


Passarão por reformas, ainda, os três canteiros da praça Orlando Silva, totalizando outros 500 m² de piso novo e seguindo os padrões de acessibilidade. As praças existentes entre a Ponte da Vila Maria e a avenida Nadir Dias de Figueiredo também terão suas calçadas renovadas, com a colocação de piso intertravado, que tem maior permeabilidade e, por isso, proporciona mais vazão às águas de chuva.


Outra obra que faz parte do programa é o contorno do Clube da Cidade Thomaz Mazzoni, CEI Jardim Japão, EMEI Carlos Gomes e EMEF Dom Pedro I. Serão 1.500 metros quadrados de calçada reformada.


Todas as obras fazem parte do processo de acessibilidade e inclusão para pessoas com dificuldade de locomoção e serão concluídas até o fim do ano. Além de proporcionar calçamento adequado e acessível a todos nas áreas públicas, a Prefeitura realiza ações de fiscalização para que os donos de imóveis e terrenos consertem suas calçadas. Em 2005, a subprefeitura reformou 4 mil m² de calçadas.