Primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa - a inclusão pelo esporte

Durante quatro dias, a cidade foi palco de um evento esportivo que privilegiou, pela primeira vez num circuito municipal, a participação de pessoas com deficiência

Quinta-feira, 07 de setembro, "Dia da Independência" foi um marco na história do cenário esportivo municipal. O Ginásio do Pacaembu recebeu autoridades e atletas para a abertura dos Primeiros Jogos Municipais Inclui Sampa, um evento pautado na inclusão e superação da pessoa com deficiência por meio do esporte.

Promovidos pela Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), os Jogos aconteceram de 07 a 10 de setembro, no Ginásio do Pacaembu e outras unidades esportivas, garantindo a diversão no feriado prolongado e a integração de todos os participantes, com ou sem deficiência. A prova de atletismo foi realizada junto à 5ª Corrida Carrefour da Independência, no Parque da Independência, zona sul.

Além de promover a inclusão social das pessoas com deficiência por meio de atividades esportivas e recreacionais, os Jogos Municipais Inclui Sampa também tiveram o objetivo de despertar o interesse de novos atletas para a prática de modalidades paradesportivas.

Duzentas e cinqüenta e nove pessoas participaram dos Jogos - sendo 153 pessoas com deficiência e 106 sem deficiência - nas modalidades esportivas coletivas (basquetebol, futsal, goalball, natação, remo e vôlei sentado) ou individuais (atletismo e xadrez), respeitando as regras e a divisão dos Jogos por categoria (masculino e feminino), segundo o tipo de deficiência: nanismo, deficiências física, intelectual, visual e auditiva. O regulamento foi elaborado especificamente para os Jogos Inclui Sampa.

Prestigiaram os jogos atletas das seguintes entidades: CEU Pêra Marmelo/Fundação Orsa; Celfran; Centro Assistencial Cruz de Malta; Clube dos Paraplégicos de São Paulo – CPSP; Associação de Pais Banespianos de Excepcionais – APABEX; Associação dos Surdos de São Paulo – ASSP; Projeto Próximo Passo – PPP; Esporte Clube Guarulhos; Clube Paradesportivo Superação; Casa de David; Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD; CEU Parque Veredas; além de representantes da Seped e da Seme.

Na cerimônia de abertura, no Pacaembu, estiveram presentes, a secretária Mara Gabrilli, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped; o secretário de Esportes, Heraldo Corrêa; o jornalista Boris Casoy, que foi padrinho dos Jogos; Susan Habib - professora do Instituto Helena Antioff (órgão da secretaria de Esportes do Rio de Janeiro), Celby Santos - Diretor de Remo Adaptável da Confederação Brasileira de Remo e David Farias – Presidente da Confederação Brasileira de Desporto para Cegos, que acendeu a “pira” e abriu oficialmente os Jogos. Na ocasião, a Profa. Susan Habib, criadora dos Jogos da Inclusão do Rio de Janeiro, recebeu uma homenagem.

A secretária Mara Gabrilli destacou e agradeceu o empenho de todos os presentes no Pacaembu, afirmando a necessidade de transpormos as barreiras da sociedade e celebrarmos a oportunidade de incluir cada vez mais as pessoas com deficiência numa sociedade mais justa e digna.

Compartilhando do mesmo pensamento, o secretário de Esportes do Município, Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão, afirmou: “Vamos trabalhar muito para a inclusão social, cada vez mais, pois somos todos iguais”.

“Não precisamos de caridade, mas sim de oportunidade”, declarou o jornalista Boris Casoy, padrinho do evento, aplaudido pelo público que participou e se emocionou.

O público presente na abertura assistiu às apresentações do grupo de capoeira da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), e do grupo de dança Bambolêa, formado por pessoas com deficiência, que mostrou um show de dança, ao som de música funk e tecno.

O primeiro dia dos Jogos Municipis Inclui Sampa contou ainda com uma demonstração de remo adaptável, na piscina do Pacaembu, com atletas paraolímpicos do Esporte Clube Pinheiros.

 

Resultados dos Jogos Municipais Inclui Sampa

259 participantes, sendo 153 com deficiência e 106 sem deficiência

Equipes participantes e número de atletas:
Celfran – 12 atletas com deficiência e 15 sem
Associação Cruz de Malta – 05 atletas com deficiência e 03 sem
Clube dos Paraplégicos de São Paulo – 17 atletas com deficiência
Apabex – 07 atletas com deficiência
Associação dos Surdos de São Paulo – 05 atletas com deficiência e 01 sem
Projeto Próximo Passo – 14 atletas com deficiência e 01 sem
Esporte Clube Guarulhos – 01 atleta com deficiência e 20 sem
Superação – 01 atleta com deficiência
Casa de David - 14 atletas com deficiência
CEU Parque Veredas - 11 atletas com deficiência e 02 sem
AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente – 18 atletas com deficiência Seped – 01 atleta com deficiência e 07 sem


Equipes Campeãs por maior número de inscrições:

1º. CEU Pêra Marmelo e Fundação Orsa – 103 atletas

2º. Celfran – 27 atletas

3º. Esporte Clube Guarulhos – 21 atletas

Modalidades:

Basquetebol:

1º. Lugar – Equipe Azul Marinho: Alexandra Mendes de Oliveira, Edmilson Zanbotto, Josué dos Santos, Marcos Eduardo Costa da Silva, Pedro Nazareth Menck, Pedro O. Silva e Valéria Nicolau Lopes.

2º. Lugar – Equipe Turqueza: Ademar Souza, Andreia de Cassia Marcom, Eduardo Moreno, Estevam Lima, Marilei de Paula Rodrigues, Mario Renato M. de Oliveira, Rosélia Bezerra Santos, Vilma Martins Cardoso.

3º. Lugar – Equipe Laranja: Dorival da Luz, Jeferson Alves, Marcos Caelles, Rogger Faria Spigariol, Solange R. Silva, Ozani Violin Shafer, Wesley Sabino.

Futsal:

1º. Lugar – Equipe Turquesa: Estevam Lima, Eduardo Moreno, Jéssica Lisboa Brito, Marilei de Paula Rodrigues, Mario Renato M. de Oliveira, Rosélia Bezerra Santos

2º. Lugar – Equipe Cinza: Fabiane de Souza, Franklin Wilson M. Pires, Jeferson Marques, José Dias da Silva

3º. Lugar – Equipe Lima: Dalvan Suoza Marin, Fabrício Junqueira, Ivy Silva, Sidney Freire

Goalball:

Feminino:

1º. Lugar Equipe Ouro com 7 gols: Keila, Natalia, Raquel e Mariana

2º. Lugar Equipe Lima, com 4 gols: Regiana, Thais e Camila

Masculino:

1º. Lugar Equipe Cinza com 10 gols: José Dias da Silva, Carlos, Leandro,Eduardo e Francisco

2º. Lugar Equipe Azul Marinho com 4 gols: Diego, Mario e Fernando

3º. Lugar empatadas com 2 gols Equipe Amarela: Marcos, Leandro, Cesar e Equipe Turquesa com Jorge, Michel e Vitor

Natação:

1º. Lugar – Equipe Verde: Andre Hygino, Adriano, Claudio Portilho, Edson, Mariana, Mayca, Fernanda, Rafael

2º. Lugar – Equipe Cinza: Daniela Trevisani, Diego Magno Moares, Filipe Lopes, Samir Goes, Rogero Pini, Veronica Siqueira Rocha, Wesley Sabino.

3º. Lugar – Equipe Turquesa: Caique, Mario, Wili, Edson, Diego, Silvia, Natalia

Vôlei sentado:

1º. Lugar: Gilberto Lourenço Silva, Augusto Carvalho Santos, Cristian Cursino dos Santos, Fernando Augusto, Fabiana de Souza, Hernando de Souza Agra.

2º. Lugar: Marcelo Donizete Micheletto, Fabiano Candido Silva, Carlos Lima, Danilo Souza, Gilenaldo Pereira, Camila Bastos.

3º. Lugar: Marco Aurélio Horvath Cziniel, Patrick Pereira dos Santos, Bruno Sartori, Ricardo,Valmir da Silva, Wesley Sabino

Atletismo:

Corrida e Caminhada - IV Troféu da Independência (07/09/06)

 


Corrida 10 km Masculino:

1º. Lugar: Ademar Leite ( equipe turquesa)

2º. Lugar: Edmar Souza ( equipe lima)

3º. Lugar: Rafael Almeida ( equipe verde)

Corrida 10 km Feminino:

1º. Lugar: Vanessa Silva ( equipe lima)

2º. Lugar: Juliana Silva Carlos ( equipe beje)

3º. Lugar: Ozani Violin ( equipe laranja)

Caminhada 5 km geral:

1º. Lugar: Mauro Spigariol (equipe amarelo)

2º. Lugar: Dimas Silva ( equipe ouro)

3º. Lugar: Marlene Spigariol (equipe verde)

Xadrez:

1º. Lugar: Edmnd Garo (equipe azul )

2º. Lugar: Ana Beatriz Bruno (equipe azul marinho)

3º. Lugar: Raquel Amaral (equipe ouro) e André Hygino ( equipe verde)


Mais informações
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped
Claudia Carletto/Miriam Boffo
3113-8793/8794
www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia


Prefeitura da cidade de São Paulo trabalhando pela inclusão das pessoas com deficiência: Tem coisa que a gente não pode levar na esportiva