Abertura dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros acontece neste sábado

Eder Brito - Seme

Russos, poloneses, canadenses, americanos, venezuelanos, húngaros... delegações do mundo inteiro já estão na cidade de São Paulo, treinando e se preparando para a disputa da 17ª edição dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros. Nesta sexta-feira, 21 de julho, o município já entra no clima da competição, com o início do credenciamento das seleções estrangeiras que estão na capital paulista. “A seleção da Rússia, por exemplo, já está desde terça-feira na cidade, treinando atletismo, judô, natação”, explica Ricardo Silva, diretor executivo da SStudio, empresa que auxilia a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (SEME) na organização do evento.

A cerimônia oficial de abertura acontece neste sábado, dia 22, a partir das 16hs, no Ginásio do Ibirapuera. Além do desfile das delegações, hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional; a cerimônia terá apresentação de grupos que representam a cultura brasileira. Capoeira, escola de samba e bumba-meu-boi fazem parte da abertura. O evento que celebra a integração das forças de segurança do mundo inteiro, também terá participação dos policiais na cerimônia. O hino nacional será executado pela banda da Polícia Militar de São Paulo, com a participação do Coral da Guarda Civil Metropolitana. Também está confirmada a apresentação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com o Bailado de Joinville Le Pont. O grupo promete surpreender os presentes, com um número de dança elogiado há quase 30 anos e que só é demonstrado em ocasiões e cerimônias especiais.

Até domingo, 23/07, serão finalizados os preparativos técnicos para o início das competições e os treinamentos das equipes nacionais e internacionais. Na segunda-feira, dia 24, começam as disputas nas mais de 40 modalidades dos Jogos. Os jogos acontecem até o dia 1° de agosto em mais de vinte locais na cidade, como o Complexo Constâncio Vaz de Guimarães, no Ibirapuera, o CP da USP, o Complexo Desportivo Baby Barioni e o Estádio Municipal do Pacaembu.

Evento acontece pela primeira vez na América Latina

Em uma realização inédita gerenciada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, em parceria com a Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros, os Jogos Internacionais acontecem pela primeira vez em uma cidade latino-americana. Além de ser uma grande chance de mostrar o talento e a qualidade dos competidores nacionais, o evento é o primeiro passo para que São Paulo e o Brasil possam mostrar seu potencial para sediar os Jogos Mundiais da categoria, a maior disputa do gênero. Também é a primeira vez que o evento contará com a participação de atletas paraolímpicos.

Vôlei, basquete, futebol, tênis, futsal, vôlei de praia, ciclismo, atletismo, meia-maratona, corrida cross-country, natação, boxe, lutas marciais, xadrez e até sinuca são algumas das modalidades do torneio. Também acontecerão disputas em outras modalidades próprias do treinamento policial, como disputa do soldado/bombeiro mais resistente.