Pedalada pela Liberdade dos Sentidos comemora Semana Internacional da Surdocegueira

Ricardo Monzillo

Será realizada, no próximo domingo, dia 25 de junho, das 9h às 12h, no bairro da Aclimação, zona sul da cidade, a II Pedalada pela Liberdade dos Sentidos, que é um evento onde os surdocegos e deficientes múltiplos sensoriais andam em bicicletas adaptadas.


A iniciativa do evento é da Ahimsa – Associação Educacional para Múltipla Deficiência - e do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (Seme) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped).


O “passeio ciclístico” para pessoas com deficiências auditiva e visual acontecerá na Avenida Engº Luiz Gomes Cardim Sangirardi, no trecho entre as Ruas Chimbó e Rua Inácio Uchôa, no bairro da Aclimação.


Um dos principais objetivos do evento é ampliar o lazer das pessoas surdocegas e múltiplas deficientes sensoriais e fortalecer a campanha de reconhecimento da Surdocegueira como deficiência única, visando a inclusão social.


A programação da “pedalada” faz parte das comemorações da Semana Internacional da Surdocegueira, comemorada na última semana de junho, em homenagem ao aniversário da surdocega mais conhecida do mundo: Helen Keller. Educadora, escritora e advogada de cegos, Keller (1880-1968) aprendeu a ler pelo método Braille, chegando a falar por imitação das vibrações da garganta, as quais captava com as pontas dos dedos. O esforço de sua mente em procurar comunicar-se com o exterior teve como resultado o afloramento de uma inteligência excepcional, considerada a maior vitória individual da história da educação. Foi considerada uma das grandes heroínas de seu tempo.


Serviço
Mais informações podem ser obtidas no site: www.grupobrasil.org.br
ou pelo telefone (11) 5579-5438