Currículo on-line facilita acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

O formulário para preenchimento está disponível nos sites das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Trabalho e será automaticamente enviado para o banco de dados do Centro de Apoio ao Trabalho

Várias barreiras separam as pessoas com deficiência da sociedade. Uma grande parte delas está ligada à falta de acessibilidade, no sentido real do termo: acessibilidade à informação, ao lazer, à educação, à saúde, ao transporte e, principalmente, ao emprego. Por isso, desde o início deste ano, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, vem implementando políticas públicas e programas para melhorar essa situação.

Uma dessas ações, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, foi incluir nos Centros de Apoio ao Trabalho, projeto da SMTRAB, um programa para tornar acessível o emprego também às pessoas com deficiência. Nesses centros, há uma sala adequada para o recebimento dessas pessoas, com profissionais treinados para o atendimento em qualquer situação, inclusive com treinamento na linguagem brasileira dos sinais - Libras.

Para facilitar ainda mais o acesso da pessoa com deficiência a esse banco de dados, que já foi especificamente criado pelo Centro de Apoio ao Trabalho, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria Municipal do Trabalho se uniram para lançar o currículo on-line, uma ferramenta para a inclusão profissional dos paulistanos que têm alguma deficiência, como parte do programa Inclusão Eficiente.

A secretária Mara Gabrilli, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e o secretário Gilmar Viana, do Trabalho, assinaram nesta segunda-feira (21) uma portaria intersecretarial que institui esse novo canal para o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.

Além de intermediar o preenchimento de vagas no mercado de trabalho, o cadastro servirá também como base para a promoção de cursos de capacitação profissional dirigidos a esse segmento. O objetivo é reciclar o profissional que está ausente do mercado de trabalho. Desta forma, a Prefeitura pretende também melhorar a auto-estima das pessoas.

Para a secretária Mara Gabrilli “as pessoas com deficiência têm muitas dificuldades para sair de casa em busca de um emprego. A maioria acredita que não tem mais espaço para elas no mercado de trabalho, e isso não é verdade. É preciso que aconteça uma mudança de atitude. Acredito que essa iniciativa vai facilitar muito esse processo”.

"Nós temos que buscar alternativas para a empregabilidade dessa população. Assim, queremos montar um banco de dados com currículos de pessoas com deficiência, com o objetivo de empregar e também capacitar profissionalmente essas pessoas", afirma o secretário Gilmar Viana.

A oportunidade de implementar projetos que cruzem a necessidade do empregador com a necessidade do empregado que tem alguma deficiência vem suprir uma demanda gerada Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, mais conhecida como “Lei de Cotas”, que tornou obrigatória a contratação de pessoas com deficiência pelas empresas que tenham 100 ou mais funcionários. Essa lei funciona como ferramenta facilitadora do resgate dos direitos e valores das pessoas com deficiência.

Inscrições

O formulário está disponível através dos endereços eletrônicos das duas secretarias (www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia <http://www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia> ou www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho <http://www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho>). Os interessados deverão preencher todos os campos do formulário on-line. Para isso devem ter em mãos o laudo médico contendo o CID (Código Internacional de Doenças) e um documento de identificação. Lembramos que apenas os maiores de 16 anos poderão se inscrever nesse programa.

Quem não tiver computador poderá se dirigir a um dos 122 telecentros municipais espalhados na capital. Atualmente, a Prefeitura dispõe de uma unidade totalmente equipada para atender às pessoas com deficiência física, auditiva ou visual. Trata-se do Telecentro Efort/Acessibilidade Total, localizado na Vila Mariana.

A perspectiva é que sejam adaptados quatro Telecentros nos moldes do Efort em todas as regiões de São Paulo, e que todos os telecentros municipais tenham pelo menos um computador adaptado à pessoa com deficiência.

Porém, quem tiver disponibilidade e quiser fazer o cadastro pessoalmente no Centro de Apoio ao Trabalho poderá comparecer a uma das duas unidades nos seguintes endereços:

· zona leste - rua Gregório Ramalho, nº 12 - centro de Itaquera
· zona sul - av. Interlagos, nº 6122 - em frente ao autódromo (Interlagos)

Centro de Apoio ao Trabalho

O Centro de Apoio ao Trabalho é um projeto da Secretaria Municipal do Trabalho financiado com verba do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), através de convênio firmado entre a SMTRAB e o Ministério do Trabalho. O objetivo é intermediar mão-de-obra, oferecer qualificação profissional e dar suporte ao desenvolvimento de micro-empreendimento.

Atualmente, 855 pessoas com deficiência estão cadastradas no sistema. Mesmo com 810 vagas destinadas a este público (relação de 1,05 candidato/ vaga), o preenchimento ainda é muito difícil.

Segundo um levantamento do próprio Centro de Apoio ao Trabalho as principais causas da ociosidade são: falta de qualificação dos candidatos, desmotivação, ausência do laudo médico (CID) e dificuldade de locomoção. Além disso, grande parte das pessoas com deficiência recebem um salário-mínimo (Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS) ou aposentadoria por invalidez. Para não perderem o benefício, elas acabam desistindo de procurar emprego.

Com a criação do "currículo on-line", a Prefeitura espera dobrar o número de cadastros de candidatos e vagas no Centro de Apoio ao Trabalho.


TELECENTRO EFORT/ACESSIBILIDADE TOTAL
Telefone: 5549-6313
Rua Sena Madureira, 137 Instituto Efort de Ação Social
CEP: 04021-050
Vila Clementino Vila Mariana

Confira o endereço de todos os Telecentros no site:
<http://www.telecentro.sp.gov.br/>

Mais informações:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida-Seped
3113-8793/ 8794

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Trabalho de SP
3224-6008