Casamento comunitário realiza sonho de 83 casais

Para provar que o casamento ainda é um sonho de muita gente, 83 casais irão dizer "sim" ao juiz de paz, no próximo sábado, 8 de outubro. O casamento comunitário acontece no Parque do Trote, na Vila Guilherme, aonde, tradicionalmente, aconteciam os casamentos e festas da alta sociedade. Cinco juízes vão celebrar a união. Padrinhos especiais foram convidados: o prefeito José Serra e a secretária Mara Gabrilli, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, assinarão o livro de certidões dos dois primeiros casais.

Também serão padrinhos, o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Antônio Perosa, e sua esposa, a secretária adjunta das Subprefeituras, Ieda Botturas; o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e esposa; o secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil, e a assessora; o secretário de Coordanação das Subprefeituras, Walter Feldman, e sua esposa, a secretária adjunta de Participação e Parceria, Elcita Ravelli.

O casamento comunitário beneficiará pessoas de baixa renda do Parque Novo Mundo, Vila Curuçá, Cidade Nova, Vila São João e Vila Nova Tietê. Todos têm o mesmo desejo: casar. Um exemplo é Olinda Pereira, 58 anos. A noiva já mora com o marido há 14 anos e tem uma filha. Ela conta que sua mãe está emocionada com a união. "Ela chorou de felicidade quando contei que iria casar", diz. A filha de Olinda, Andréa Pereira, 27 anos, também casará no dia 08 de outubro. "Eu via os casamentos na televisão e sempre sonhava em ter um", comenta.

Os noivos - em praticamente todos os casos - já moram juntos, têm filhos e viram no evento uma oportunidade de legalizar a situação, como é o caso de Cecília da Costa. Ela está junto de André há 6 anos e acredita nos benefícios do casamento. "Esta história de só morar junto não me contentava. As pessoas olham "torto" quando a gente não está casado no papel", afirma.

O casamento também propicia a regularização dos documentos. Alguns casais não tinham a certidão de nascimento e, sem ela, não havia possibilidade de dar entrada nos papéis do cartório.


Os 83 casais terão seus sonhos de casamento realizados - com direito a bolo e shows musicais. O evento, organizado pela Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, terá também tendas montadas para abrigar os casais e seus convidados. Uma alameda florida com um tapete vermelho levará os noivos até o local da celebração. Cerca de duas mil pessoas vão presenciar o casamento.
 

Serviço

Evento: Casamento Comunitário

Data: 08/10/2005

Horário: 11 horas

Local: Parque do Trote

Endereço: Praça dos Trotadores, 01 (Av. Nadir Dias de Figueiredo, esquina com Rua Chico Pontes)