Guardas civis fazem curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais

O Centro de Formação em Segurança Urbana, da Coordenadoria de Segurança Urbana do Município de São Paulo, criou um curso destinado a fornecer noções de atendimento a pessoas com deficiência auditiva aos servidores da Guarda Civil Metropolitana. A primeira turma do curso “Noções de Libras - Língua Brasileira de Sinais”, que teve início no dia 26 de setembro, se encerra nesta sexta-feira (7/10).

Durante o curso, com carga horária de 90 horas/aula, são abordadas matérias como Epistemologia, A Língua Brasileira de Sinais, Atendimento a Pessoas com Deficiência e Técnicas Operacionais na Abordagem com Deficientes Auditivos. O objetivo do curso é transmitir conceitos que permitam reconhecer as necessidades básicas da pessoa com deficiência auditiva, os sinais correspondentes ao alfabeto, a forma de se comunicar com as mãos, o modo de reconhecer a expressão corporal peculiar do deficiente auditivo e, por meio de painéis, discutir a maneira correta de atender às pessoas com deficiência.

Devido à boa repercussão e procura, o Centro de Formação em Segurança Urbana planejou mais dois cursos até o final do ano e já se prepara para ministrar outros ao longo de 2006.

O curso ora implantado atende à Lei Municipal n° 13.304, de 21 de janeiro de 2002 e à Lei Federal n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhecem, como meio legal de comunicação e expressão, a Língua Brasileira de Sinais.

Mais informações
Inspetor Rubens Trapiá
Assessoria de Comunicação Social - Guarda Civil Metropolitana
telefone: 3191-3300 R. 381/318