Mulher com deficiência é tema de debate na Câmara

A Secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, esteve hoje (dia 27) na Câmara Municipal de São Paulo para participar da 6ª reunião da Comissão Extraordinária Permanente da Mulher, que aconteceu no 1º subsolo da casa legislativa paulistana, na sala Sérgio Vieira de Mello

O encontro teve início às 13 horas com abertura dos trabalhos pela presidente da Comissão, vereadora Marta Costa, que ressaltou a importância da presença da secretária Mara Gabrilli nesse fórum que debate temas sobre a mulher. Em seguida, a vereadora Soninha deu as boas-vindas dizendo que a última visita da Secretária à casa municipal já tinha representado um importante passo para o legislativo paulistano, uma vez que foi assinada, na ocasião, parceria entre a Seped e a CMSP prevendo a acessibilidade total desta casa para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Mara Gabrilli contou um pouco da sua história e da construção dessa secretaria que é inédita no Brasil. Fruto da sensibilidade do prefeito José Serra, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi criada oficialmente em abril de 2005 com a missão de levar qualidade de vida a todas as pessoas com deficiência na cidade de São Paulo.

O trabalho é grande e está sendo estruturado em conjunto com todas as outras secretarias municipais, afinal, o tema deficiência está espalhado nos mais diversos setores da sociedade. Esta pasta representa um novo recorte, uma linha de ação diferente, pois se aplica na educação, saúde, assistência social, subprefeituras, cultura, esportes etc. “A minha presença nas reuniões não deixa qualquer secretário esquecer que é preciso pensar na pessoa com deficiência dentro da sua pasta”, afirmou a secretária Mara Gabrilli, tetraplégica há 11 anos, em tom de brincadeira. “Não dá mesmo para eles esquecerem do assunto”, ratifica.

A Secretária espera que seu trabalho seja uma herança para São Paulo e para as futuras gestões e gerações: “estamos começando um trabalho agora que espero ver dar frutos por muito tempo”.

A vereadora Marta Costa colocou que é preciso desenvolver projetos específicos para a mulher que possui alguma deficiência, idéia prontamente aceita pela secretária Mara Gabrilli. “Espero que possamos fazer um trabalho em conjunto. Quero muito desenvolver um projeto para a mulher que tem deficiência e com certeza virei discuti-lo aqui com vocês”, concluiu Mara.