SMPED lança Projeto Saúde da Mulher com Deficiência

No Dia Internacional da Mulher (08/03), a cidade de São Paulo ganhou um serviço de saúde especializado para mulheres com deficiência.

O prefeito de São Paulo participou nesta segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, do lançamento de um serviço pioneiro na área da saúde. Trata-se do Projeto Saúde da Mulher com Deficiência, implantado no Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha, por meio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e da Saúde (SMS).

"A mulher gestante com algum tipo de deficiência passa a ter um apoio adicional na rede pública, fazendo com que ela tenha mais conforto, mais segurança e, portanto, com que ela tenha mais tranqüilidade ao longo da gestação. Nossa primeira ação foi a aquisição de equipamentos e a capacitação dos profissionais. Agora esperamos que o serviço seja bem recebido pelas usuárias", disse o prefeito.

“O projeto Saúde da Mulher com Deficiência é um exemplo da integração e da parceria da SMPED com as demais secretarias municipais. Graças a essa parceria, ofereceremos um serviço de excelência não somente para as mulheres com deficiência, mas também para outros casos específicos, como por exemplo, as mulheres idosas e as obesas ”, comemora o secretário da Pessoa com Deficiência. 

O projeto teve um aporte de R$ 250 mil e um de seus objetivos é ser pioneiro na geração de conhecimento em um campo de estudo ainda pouco explorado dentro e fora do País: a sexualidade e a saúde geral da mulher com deficiência. Na prática, os recursos colocados à disposição do hospital devem beneficiar também outra parte de sua clientela, composta por pacientes obesas, idosas e pacientes com mobilidade reduzida por problemas oncológicos. Depois da unidade de Vila Nova Cachoeirinha, o projeto completo - que inclui equipamentos, manuais e treinamento - será estendido a outros hospitais da rede municipal.

Além dos equipamentos já instalados no hospital, a SMPED vai elaborar – com o apoio do corpo clínico do hospital e de outros especialistas - um manual de procedimentos que será usado para treinar os profissionais de saúde envolvidos no atendimento. A proposta é que esse manual aborde desde aspectos comportamentais até as características físicas decorrentes da deficiência, encampando ainda ações capazes de prevenir a presença de algum tipo de deficiência no feto.

Até o final de abril os funcionários serão capacitados por meio de cursos e palestras abordando temas como aconselhamento pré-concepcional, gravidez da mulher com deficiência e noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br