Decisão da V Copa América de Futebol para cegos acontece nesta sexta-feira (9)

A decisão da V Copa América de Futebol para cegos, entre Brasil e Argentina, acontece nesta sexta-feira, 9/09, às 10h, no Ginásio Mauro Pinheiro

Nesta quarta-feira (7), Brasil e Argentina empataram em 1 a 1, com gols do brasileiro João Batista e do argentino Silvio. Com o resultado, a seleção da Argentina adiou a definição do campeão. Como os brasileiros venceram a primeira partida, no dia 5, por 1 a 0, basta agora um novo empate para garantir o título e manter a invencibilidade sobre o principal rival.

Nesta segunda partida, Brasil e Argentina fizeram um grande jogo, no qual se destacaram a rivalidade e a marcação dura de ambas equipes. O time brasileiro começou melhor e pressionou o adversário, repetindo o desempenho do confronto anterior. Mesmo assim, a primeira chance de gol foi para a Argentina, com um pênalti que o jogador Silvio acabou chutando para fora. Faltando quatro minutos para o fim do primeiro tempo o Brasil marcou com um belo gol do artilheiro João Batista, um dos destaques da equipe, num preciso chute frontal. No segundo tempo, a Argentina apresentou uma melhora considerável e buscou o resultado. Depois de desperdiçar várias chances de marcar, os platinos chegaram ao empate faltando 11 minutos para o término do jogo, com gol na raça de Silvio, que escapou da forte marcação e ainda se redimiu do pênalti perdido. Os argentinos seguiram pressionando, enquanto a equipe brasileira perdeu o ritmo. Quase no final da partida o Brasil teve um pênalti, mas o goleiro argentino defendeu com categoria e garantiu o empate.

O goleador João Batista considerou a partida dura e muito equilibrada, mas comentou que o Brasil não esteve num bom dia. "Não entramos bem, erramos muito e demos chances aos argentinos de conquistar o empate. Mas eles jogaram melhor e para vencer, fazendo jus ao resultado. Faltou tranqüilidade, mas vamos buscar o entrosamento para o melhor resultado na sexta", salientou.

Já para o "morcego" Silvio, considerado o melhor jogador do Mundial de 2001 e que marcou para a Argentina, a partida foi suada e faltou sorte. "Estamos contentes com o resultado e pela boa atuação, pois marcamos passaporte para a final. Temos chances de fazer um bom jogo na sexta e espero que possamos ter mais sorte", concluiu.

A V Copa América de Futebol para Cegos é um dos eventos paralelos na programação dos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation).


Mais informações no site www.pan2005ibsa.org

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação Marcelo Eduardo Braga/Silvana Grezzana/Beatriz de Paula
E-mail: mbragacom@globo.com - Fone: (11) 8266-6086b