Brasil ganha 19 medalhas na estréia do atletismo no IV Pan da IBSA e ouro na Copa Mundial de judô

O atletismo brasileiro brilhou no primeiro dia de competições da modalidade nos IV Jogos Pan-Americanos para Deficientes Visuais da IBSA (International Blind Sports Federation). Na manhã desta terça-feira (6/09), na pista do Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, o país garantiu 19 medalhas nas 15 provas disputadas, sendo oito de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Maria Tereza Guilhermino, Maria José Alves e Odair dos Santos, todos medalhistas nos Jogos Paraolímpicos de Atenas/04, não decepcionaram e garantiram um lugar no pódio. A grande ausência ficou por conta de Ádria dos Santos, que não chegou para o evento.

O atletismo tem mais dois dias de competição, quarta e quinta-feira, sempre a partir das 9 horas.

Dos favoritos, Odair do Santos ficou com a prata nos 5.000 metros rasos B2. Depois de liderar a maior parte da prova, ele acabou sendo superado pelo mexicano Moisés Gutierrez na última volta. “Errei na estratégia, pois saí um pouco antes do que devia. Esse tipo de erro contra os mexicanos é fatal. Venho competindo no circuito nacional e estive no Mundial de Helsinque e estou um pouco cansado. Mas o importante foi garantir uma medalha para o Brasil”, destacou o atleta, de 24 anos, natural de Osvaldo Cruz, São Paulo. Ele agora deverá participar da prova dos 800 metros rasos, programada para esta quarta-feira (7/09).

Terezinha Guilhermino, bronze em Atenas/04, por sua vez, não deu chances às adversárias e confirmou seu favoritismo. Ela venceu os 100 metros rasos B1 com o tempo de 13seg14, mais de um segundo para a vice-campeã, a também brasileira Gerusa Santos. “Fiz uma boa prova e consegui mais uma medalha para meu país. Atingi meu objetivo”, declarou feliz a competidora, uma das forças do Brasil em provas rápidas na atualidade.

Maria José Alves garantiu o ouro nos 100 metros rasos B2/3 mesmo com uma contusão. “Participei com distensão na coxa direita, que começou no Mundial da Finlândia há duas semanas. Eu não poderia deixar de participar e representar meu país em uma competição internacional. Vim com toda a garra e força para conquistar mais uma medalha para o Brasil”, afirmou a cearense radicada em Joinville (SC). No Mundial, ela ganhou uma prata (100 metros) e um bronze (400 metros), mas não disputou os 200 metros porque já estava machucada.

Uma das atrações do dia ficou por conta da final dos 200 metros rasos. O motivo foi o confronto entre os brasileiros Júlio Souza e Pedro Silva. Júlio foi para Atenas em 2004 como favorito, mas não competiu em razão de uma lesão no púbis. Com isso, o país deixou de brigar por mais um pódio. Júlio retornou às competições no Pan e levou a melhor no confronto com o companheiro.

“Não foi fácil não, pois essa foi minha volta às competições, já que retomei os treinos em julho. Felizmente deu tudo certo. Depois de tudo que passei com a cirurgia em janeiro, eu precisava deste resultado, pois se tratou de uma disputa internacional”, afirmou o atleta, de 28 anos, que compete há 12 anos, mas como atleta paraolímpico há um ano.

O desempenho dos brasileiros nesta terça-feira foi o seguinte: Dardo Vanderlei Oliveira (4º), Salto Triplo: Clayton Pacheco (1º), Cláudio Flores (2º) e Thales Castro (3º); 5000 metros rasos B1: Silvio Rezende (3º); 5000 metros rasos B2: Odair Santos (2º); 5000 metros rasos B3: Luiz Triunfo (2º) e Adirson Castro (3º); Salto em Distância: Lúcia Silva (1º), Ivani Ferreira (2º) e Gerusa Santos (3º); 200 metros rasos: Júlio Souza (1º) e Pedro Silva (2º); Arremesso do Peso: Thales Castro (5º); 100 m rasos B1: Terezinha Guilhermino (1º) e Gerusa Santos (2º); 100 metros rasos B2/3: Maria Alves (1º), Sirlene Guilhermino (2º), Lúcia Silva (3º); 800 metros rasos: Ivani Ferreira (3º); Revezamento 4 x 400 metros masculino: (1º); Revezamento 4 x 400 metros feminino: 1º;

OURO NO JUDÔ

Pela Copa Mundial de Judô, evento que acontece em paralelo ao IV Pan-Americano de Deficientes Visuais, o brasileiro Eduardo Paes garantiu a primeira medalha de ouro do país ao vencer a categoria até 73 kg. Vale destacar que o judoca esteve em Atenas e trouxe para casa uma medalha de prata. As provas de judô do Pan acontecem nesta quarta-feira (7/09), no Ginásio da Uniban na Vila Guilherme.

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Anhembi Turismo e Eventos, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga Mtb 18324/Silvana Grezzana/Beatriz de Paula
E-mail: mbragacom@globo.com - Fone: (11) 8266-6086