São Paulo sedia os Jogos Panamericanos para pessoas com deficiência visual

Em setembro, entre os dias 03 e 11, acontece, em São Paulo, os IV Jogos Panamericanos IBSA (International Blind Sports Association) , a maior competição esportiva para pessoas com deficiência visual da América Latina. Serão mais de 900 pessoas envolvidas, entre atletas e comissão técnica, representando 20 países. Serão seis as modalidade em disputa: Atletismo, Goalball, Judô, Futebol, Xadrez e Natação. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e International Blind Sports Association (IBSA), com o apoio dos órgãos federal, estadual e municipal.

Esta quarta edição apresenta um diferencial: pela primeira vez, serão realizadas, simultaneamente, outras competições igualmente importantes: Copa do Mundo de Judô, a Copa América de Futebol e o Panamericano de Xadrez da IBCA. Além disso, haverá o Seminário Técnico da IBSA América, também inédito na América Latina. O evento servirá como teste para os Jogos Mundiais, programados para 2007, também em São Paulo.

"Vai ser a primeira vez que receberemos os Jogos Mundiais no Brasil, com mais de dois mil atletas e 70 países representados. Na verdade, vamos utilizar o Pan como um teste de luxo para os Mundiais. Nossa expectativa é muito grande com relação aos resultados que podemos obter aqui", explica o professor David Farias Costa, presidente da ABDC.

Os atletas são divididos em categorias através de testes oftalmológicos, que definem a categoria que o deficiente pertence. A categoria correspondente a B1, não tem nenhuma percepção de visão, B2 consegue ver vultos e formas de pessoas e B3 também assimila formas, vultos e pessoas com um grau maior de visão do que o B2.

"O evento também foi planejado para propiciar às empresas e parceiros comerciais a utilização de uma ferramenta eficaz de comunicação associada à responsabilidade social, dentro de um segmento que dá resultados", destaca Ricardo Gomes Silva, da SSTUDIO, diretor comercial e de marketing do projeto.


MODALIDADES

O esporte mais praticado e difundido de acordo com a Federação Internacional para Cegos IBSA é o atletismo, tendo sua prática realizada em mais de 70 países. Essa modalidade tem algumas adaptações, como sinais sonoros e utilização de guias. Os atletas da classe B3, que tem uma maior percepção de visão, competem com as mesmas regras do atletismo convencional.

O Pan terá provas para todas as categorias (B1, B2 e B3) e competições de pista, campo e pentatlo, que seguem as regras da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). As competições acontecem entre os dias 05 e 09 de setembro, no estádio Ícaro de Castro Melo.

O Judô foi introduzido nas paraolímpiadas em Seul, no ano de 1988, e todas as categorias de deficientes competem entre si, sem a necessidade de utilização de vendas. Os competidores classificados como B1 são identificados com um círculo vermelho em cada braço. As competições de judô serão realizadas no dia 09, no ginásio Geraldo José de Almeida. Vale lembrar que, entre os dias 05 e 07, acontecem as lutas do mundial.

A natação adota praticamente as mesmas regras, com algumas adaptações. Os atletas B1 devem usar óculos totalmente opacos. Um assistente técnico, classificado de tapper usa um bastão para tocar o nadador, avisando que o final da piscina está próximo. Assim, os atletas melhoram seu desempenho porque não ficam com a preocupação de se machucarem. As provas de natação acontecerão entre os dias 05 e 09, na piscina Caio Pompeu de Toledo.

Das quatro modalidades oficiais, somente o Goalball não é adaptado. Ele foi criado especialmente para os cegos. Atletas de diferentes graus de deficiência visual podem jogar juntos, já que o uso da venda é obrigatória. As equipes são formadas por três jogadores que arremessam a bola contra o adversário e usam o som do guizo da bola para impedir que ela entre no gol, que mede 9 metros de largura e 1,30m de altura. O Goalbal é esporte paraolímpico desde os Jogos de Toronto e, antes disso, era usado como terapia para veteranos de guerra. As disputas desta categoria são para todos as classes de deficientes e acontecem entre os dias 05 e 09, no Ginásio Mauro Pinheiro.

O futebol, o esporte mais popular do mundo, é um dos mais recentes nas paraolímpiadas, e foi reconhecido somente nos Jogos de Atenas, no ano passado. As partidas são disputadas em uma quadra de 40mX20m, em dois tempos de 25 minutos cada. As equipes têm quatro atletas vendados na linha e o goleiro, que enxerga mas tem suas ações limitadas a uma área de 2mx5m. Os jogadores são orientados por um guizo na bola e por um chamador, que fica atrás do gol adversário. Na Copa América de Futebol, somente participarão os deficientes visuais da categoria B1 (aqueles que não enxergam nada) e os jogos acontecem durante os dias 04 e 10, no Anhembi.

O xadrez usa as mãos como instrumento para a prática do esporte e também passa por adaptações para os deficientes visuais. O tabuleiro tem as casas pretas ligeiramente elevadas e todas as peças são encaixadas. Todas as classes jogam entre si e os competidores devem cantar suas jogadas e é permitido tocar livremente nas peças de seu próprio tabuleiro. Em algumas competições desta modalidade para cegos, pode haver um terceiro tabuleiro onde um árbitro reproduz as jogadas. As competições do Panamericano de Xadrez da IBCA também são para todos os níveis de deficiência (B1, B2, B3) e acontecem no Hotel Holiday Inn, de 05 a 09 de setembro.

RETROSPECTIVA DOS JOGOS PANAMERICANOS DA IBSA

A primeira edição dos jogos Panamericanos da IBSA foi realizada entre os dias 17 e 26 de novembro de 1995, em Buenos Aires, na Argentina. No ranking geral de medalhas Cuba ficou com a 1ª colocação conquistando 33 medalhas, sendo 23 de ouro, sete de prata e três de bronze. O Brasil conquistou o 2º lugar com 39 medalhas, sendo 20 de ouro, 11 de prata e oito de bronze. O México ficou em 3º com nove medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze, totalizando 20 medalhas.

Em 1999, a Cidade do México recebeu os jogos. No quadro de medalhas os anfitriões ficaram com o 1º lugar, com 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 18 de bronze e um total de 39 medalhas para o país. Cuba ficou em 2º com 24 medalhas conquistadas, sendo nove de ouro, 10 de prata e cinco de bronze. O Brasil terminou em 3º e conquistou, no total, 12 medalhas, com oito de ouro, três de prata e uma de bronze.

Na terceira edição, na cidade de Spartanburg, na Carolina do Sul, em 2001, os atletas demonstraram muita garra, vontade e determinação, já que o número de medalhas por país teve um aumento considerável. O Brasil garantiu o 1º lugar no ranking, conquistou 72 medalhas sendo 28 delas de ouro, 30 de prata e 14 de bronze. O México ficou em 2º com 42 medalhas sendo 14 de ouro, 19 de prata e nove de bronze. O 3º lugar ficou com a Venezuela que conquistou 30 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e quatro de bronze.

A quarta edição dos Jogos Panamericanos da IBSA é uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria de Esporte e Lazer da Cidade de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Comitê Paraolímpico Brasileiro, São Paulo Convention e Visitors Bureau e Anhembi Turismo e Eventos. O patrocínio é do Bradesco, com apoio da Gol, Linhas Aéreas Inteligentes.

Locais de competição do IV Panamericano da IBSA

Modalidade Data Local
Atletismo de 05 a 09/09 Estádio Ícaro de Castro Melo - Ibirapuera
Goalball de 05 a 10/09 Ginásio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu
Judô dia 09/09 Ginásio Geraldo José de Almeida - Ibirapuera
Natação de 05 a 09/09 Ginásio Lauro Gomes de Almeida, em São Caetano do Sul


Panamericanos de Xadrez para Cegos - IBCA - de 05 a 09/09 , no Hotel Holiday Inn - Anhembi

II Copa do Mundo de Judô - de 05 a 07/09, no Ginásio Geraldo José de Almeida - Ibirapuera

V Copa América de Futebol Para Cegos - de 04 a 10/09, exceto dia 07, no Ginásio Mauro Pinheiro - Ibirapuera


Confira o cronograma geral dos Jogos e mais informações no site http://www.pan2005ibsa.org/