Projeto prevê a criação de centro de informações para pessoas com deficiência

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, participou, nesta terça-feira, 09 de agosto, do encontro promovido para a apresentação e discussão do projeto de lei 777 de 2004, de autoria do deputado estadual José Carlos Stangarlini, que autoriza o Governo do Estado de São Paulo a criar o "Centro de Informação, Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Deficiência, Famílias e Profissionais".

O Centro de Informação e Orientação terá a missão de centralizar e divulgar informações sobre atendimentos, serviços, leis etc que cercam o tema deficiência. O objetivo é potencializar o atendimento às pessoas com deficiência já realizado por diversas Ongs, órgãos públicos e privados. A idéia é também irradiar as informações para os postos de saúde, o que pode facilitar a vida das famílias que têm uma criança com deficiência. O Centro pretende criar também fóruns permanentes de discussão - uma forma de interação com a sociedade para melhor atender a suas necessidades.

O encontro contou com três grupos de debate com a participação de médicos, educadores, promotor público, pessoas com vários tipos de deficiência, representantes do poder público, de Ongs, colaboradores etc, que abordaram, entre outros assuntos, a importância do Centro de Informação, Orientação e Encaminhamento, e como implantá-lo.

Para a secretária Mara Gabrilli, a idéia de criação do Centro é de extrema importância. "Existe uma procura grande por informações, a gente pode sanar essa procura, mas não existe o cruzamento dessas informações e, muitas vezes, as pessoas com deficiência desconhecem muitos serviços que já existem na cidade por falta de informação".

Para viabilizar a criação do Centro, o poder executivo poderá celebrar convênios com órgãos públicos federais, municipais, bem como com entidades da sociedade civil sem fins lucrativos. O executivo tem noventa dias para regulamentar a lei, após sua aprovação.