Congresso sobre Telemedicina discute tecnologias assistivas e inclusão social

O 6° Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde foi realizado nos dias 20 a 22 de novembro com o objetivo de promover reflexão integração e promoção dos avanços do tema no país

Na última quinta-feira, 21 de novembro, foi realizado o 6° Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde. O evento aconteceu na Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo-FMUSP, em São Paulo.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, participou da mesa com o tema “Inclusão Social e Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência”. Na ocasião, a secretária falou sobre o plano São Paulo Mais Inclusiva, que irá atuar nos eixos de acessibilidade, saúde, trabalho, educação e inclusão social. “Estamos pensando na pessoa com deficiência da infância ate a velhice”, completou Pinotti.

Participaram da mesa o Coordenador de Relações Institucionais Cid Torquato, representando a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistela, que falou sobre a mobilidade urbana e as novas tecnologias que facilitam a vida de uma pessoa com deficiência. Thais Saron e Daniel Rubio de Souza especialistas em medicina física e reabilitação da rede Lucy Montoro falaram sobre curso para cuidadores de pessoas com deficiência e reabilitação utilizando robótica, respectivamente. Vera Mendes, coordenadora da Saúde de Pessoa com Deficiência do Ministério da Sáude, abordou a importância da saúde em rede. “Para um atendimento humanizado e acolhedor precisamos que os espaços físicos de atenção à saúde atuem de forma sinérgica, trabalhando em conjunto. O Plano Nacional para a Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite produziu políticas públicas que vieram pra ficar e a reabilitação entrou de modo estruturante no SUS”, finalizou Vera Mendes.

O 6° Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde foi realizado nos dias 20 a 22 de novembro com o objetivo de promover reflexão integração e promoção dos avanços do tema no país.