Motoristas do Atende se reúnem para conhecer o Plano São Paulo Mais Inclusiva

Em um clima descontraído de final de ano, mais de 400 motoristas e colaboradores do Atende conheceram as diretrizes do plano municipal, que inclui 70 ações em benefício de pessoas com deficiência

Em um clima descontraído e festivo de final de ano, mais de 400 motoristas e colaboradores do Serviço Atende se reuniram na sede da SPTrans, no sábado (28/12), para assistirem a apresentação do Plano São Paulo Mais Inclusiva, que inclui 70 ações a serem executadas por 20 secretarias municipais até 2016 em benefício das pessoas com deficiência moradoras da cidade de São Paulo.

As diretrizes do Plano foram apresentadas pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, que citou o aprimoramento e a ampliação do Atende como uma das metas do São Paulo Mais Inclusiva. “Arrisco-me a dizer que o Atende é um dos serviços públicos mais bem avaliados pela população, graças à dedicação e ao empenho de todos vocês. Mais do que dirigirem as vans, os funcionários criam um vínculo especial com os usuários, já que fazem a locomoção cuidadosa das pessoas da porta de suas casas até a porta dos seus destinos. E um Plano como este só terá sucesso se o atendimento realizado na ponta for bem feito como o que vocês já fazem”, comentou Marianne Pinotti se dirigindo à plateia.

A ampliação do Atende faz parte do eixo Acessibilidade do São Paulo Mais Inclusiva, que inclui, entre outras ações, a reforma de 850 mil m² de calçadas nas chamadas rotas acessíveis, instalação de 125 semáforos sonoros e 100% da frota municipal de ônibus acessível.

“A cidade de São Paulo está construindo uma política pública afirmativa dos direitos das pessoas com deficiência, sem assistencialismo, mas com qualidade e responsabilidade”, declarou o secretário adjunto municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tuca Munhoz, que lembrou ainda do processo de luta e reivindicações de movimentos sociais ao longo das últimas décadas.

O superintendente do Atende, Altair Bezerra, citou também o empenho dos funcionários como um dos fatores de sucesso do serviço. “Tenho orgulho de trabalhar com todos vocês. Meu pai foi motorista de ônibus e é com muita alegria que, desde o início do ano, me dedico a este trabalho. Não tenho a menor dúvida de que se não fosse a dedicação de cada um dos motoristas e colaboradores, não teríamos os resultados que já alcançamos”, afirmou. O gerente do Atende, Edivaldo Corrêa de Mello, lembrou que diariamente o serviço recebe elogios dos usuários e celebrou o fato de conseguirem reunir, pela primeira vez, a grande maioria dos motoristas e colaboradores que atendem à população.


Sobre o Atende

O Serviço de Atendimento Especial – ATENDE, criado em 1996, é uma modalidade de transporte gratuito porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitados de utilizar os meios de transporte público, para a realização de tratamentos médicos, estudos, trabalho e até mesmo lazer. O gerenciamento é feito pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo. Atualmente o serviço conta com 383 veículos adaptados, que transportam um total de 7,4 mil passageiros, sendo 4,4 mil pessoas com deficiência e 3 mil acompanhantes.


Sobre o Plano São Paulo Mais Inclusiva

Lançado no dia 03 de dezembro de 2013 pelo prefeito Fernando Haddad, o Plano Municipal de Ações Articuladas para Pessoas com Deficiência – Plano São Paulo Mais Inclusiva envolve 20 secretarias e inclui 70 ações divididas em cinco eixos - Acessibilidade; Atenção à Saúde; Acesso à Educação, Cultura e Esporte; Trabalho; e Inclusão Social e Cidadania. Seu objetivo principal é garantir às pessoas com deficiência acesso aos bens e serviços que a cidade oferece e sua construção está fundamentada nas diretrizes da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.