SMPED mostra projetos de inclusão na 9ª REATECH

A Reatech é a maior feira do gênero da América Latina e acontece de 15 a 18 de abril, no Pavilhão de Exposições Imigrantes.

Entre as novidades deste ano estão os projetos piloto do Serviço de Saúde da Mulher com Deficiência e da Central de Libras (CELIG), além de uma grade de debates em auditório montado no próprio estande.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) participa da nona edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – com um estande de 258 m2, em que vai apresentar os principais projetos públicos de acessibilidade e inclusão em andamento na cidade de São Paulo.

O espaço da SMPED na Reatech está dividido em nichos temáticos. O Serviço de Saúde da Mulher com Deficiência teve seu projeto piloto lançado em março e busca oferecer um atendimento diferenciado, por meio da aquisição de equipamentos mais apropriados e do treinamento de funcionários e corpo médico dos hospitais municipais. Um dos objetivos é também gerar conhecimento em um campo de estudo ainda pouco explorado: a sexualidade e a maternidade em mulheres com deficiência.

Os visitantes do estande da SMPED na Reatech 2010 poderão ver em operação a CELIG – Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes. Este sistema inédito de comunicação permite à comunidade surda obter informações sobre serviços públicos municipais utilizando computador e webcam que acessam uma central onde intérpretes de Libras transmitem as informações disponíveis no serviço 156. O piloto opera atualmente em três pontos, mas deve atingir 56 locais da cidade ainda este ano.

Dois desses nichos – o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) – estão mais voltados à prestação de informações sobre direitos e serviços disponíveis para essa população.

O nicho Empregabilidade apresenta as iniciativas do poder público para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, com ênfase na capacitação, elevação da escolaridade, fiscalização do cumprimento da Lei de Cotas e eliminação das barreiras físicas e atitudinais no ambiente profissional. Durante a feira, serão oferecidas informações para interessados em integrar o banco de currículos do Programa Inclusão Eficiente, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Em Acessibilidade e Mobilidade Urbana, será possível conhecer o estágio de programas como os de transporte adaptado – 4 mil ônibus e 30 táxis – adequação de calçadas, legislação e formação de engenheiros e arquitetos em acessibilidade. O nicho Vida concentra ações de inclusão nas áreas cultural e esportiva.

Palestras e curso

O estande também contará com um auditório próprio, com capacidade para 40 pessoas, que abrigará palestras e debates sobre diferentes aspectos ligados à inclusão, como acesso ao mercado de trabalho, sexualidade, educação inclusiva, reabilitação, acesso à cultura e à informação. A programação completa pode ser consultada em nosso site.  

No dia 15, das 14h às 18h, no Auditório 5 da feira, a SMPED ministra o curso “Sem Barreiras – Inclusão profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. Inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo e-mail rpublio@prefeitura.sp.gov.br

O estande da SMPED na Reatech estará localizado na esquina das ruas 500 e 600.

 

Serviço:

IX REATECH – 15 a 18 de abril
Pavilhão de Exposições Imigrantes
Quinta e Sexta-feira: das 13h às 21h
Sábado e Domingo: das 11h às 19h

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br