Seminário discute Saúde da Pessoa com Deficiência

Encontro realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD)abordeou temas como o SUS e a Rede de Cuidados de Saúde na cidade

No último sábado (7), aconteceu o Seminário sobre a Saúde da Pessoa com Deficiência no Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI). No evento, organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), foram abordados temas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Rede de Cuidados de Saúde da Pessoa com Deficiência.

A convite do presidente CMPD, Gilberto Frachetta, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, palestrou sobre as ações do Plano São Paulo Mais Inclusiva, focando no eixo Saúde e a sua territorialização. “É muito importante que todos colaborem com o desenvolvimento do plano, emitindo suas opiniões no site da Minuta Participativa. Não apenas no eixo de saúde, mas em todos os outros como trabalho, educação, acessibilidade e cidadania.”, disse a secretária.

Em seguida, o médico Gilson Carvalho, especialista em saúde pública, palestrou sobre o SUS e a necessidade da contribuição das pessoas para melhorar este serviço. “O Sistema Único de Saúde tem como objetivo identificar e divulgar as demandas de atendimento dos usuários e, para que isso ocorra, a população precisa participar para que haja a melhoria deste serviço, pois o benefício voltará para ela mesma”, comentou.

A coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Vieira, concluiu o seminário palestrando sobre Redes de Cuidados a Saúde na cidade e os desafios de solucionar a fragmentação do atendimento. “Estamos descentralizando os atendimentos para que as pessoas com deficiência tenham acesso à atenção básica e especializada em qualquer região da cidade.”, explicou.