“A ideia do ‘Prefeitura no Bairro’ é estar junto com a população”, diz Nádia Campeão em Sapopemba

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participa da 14ª edição do projeto que leva mudanças aos bairros da cidade

Ao som de “How Deep Is Your Love”, do grupo Bee Gees, tocada pela banda da Guarda Civil Metropolitana, teve inicio a 14° edição do programa “Prefeitura no Bairro”, na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, nos bairros dos Conjuntos Habitacionais Teotônio Vilela e Promorar Sapopemba, Jardins Itápolis e Sapopemba e Vila Portuguesa, da região de Sapopemba, zona leste da capital.

A ação integrada levará durante 15 dias, intervenções de zeladoria e ações como limpeza de córregos, bocas de lobo, operações Cata Bagulho e Tapa Buraco, campanhas de saúde ligadas à vacinação, emissão de carteiras de trabalho e cadastros em programas sociais e atendimentos a pessoas com deficiência.

“A ideia do ‘Prefeitura no Bairro’ é estar junto com a população”, falou a vice-prefeita Nádia Campeão na abertura do programa, detalhando os serviços que cada tenda montada na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, na altura do número 995, oferecia aos moradores presentes.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti falou sobre a atuação de sua Secretaria: “Fazemos um trabalho intersetorial muito importante, pois queremos que as políticas públicas para todas as áreas da vida da pessoa com deficiência”, comentou.

Já o subprefeito de Sapopemba Nereu Marcelino do Amaral se emocionou com o programa sendo realizado na região. “Confesso que estou emocionado. Somos uma subprefeitura nova, fundada na gestão do prefeito Fernando Haddad e estamos nos estruturando ainda, mas vamos encarar este desafio e realizar uma excelente ação com ajuda de todos para melhorar a vida da população local”, ressalta.

Participaram também da cerimônia de abertura os secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Alexandre Padilha (Relações Governamentais), o secretário adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Tuca Munhoz, entre demais autoridades políticas.

Visita ao Núcleo de Apoio Social

Após a abertura do ‘Prefeitura no Bairro’, a secretária municipal Marianne Pinotti e sua equipe conheceram o Núcleo de Apoio Social Cantinho da Esperança, localizado próximo ao ponto de concentração de serviços da ação integrada. A instituição é conveniada com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social (SMADS) e atende mais de 120 adultos com todos os tipos de deficiência.

Recebida pela assistente social Valéria Nunes Nogueira e pela psicóloga Dominique Silva Marcon, Marianne Pinotti pôde conhecer todas as instalações e atividades que oferecem à população, como oficinas de artesanato de decoração de caixas com as técnicas de decoupage com casca de ovo e marchetaria.

“É gratificante trabalhar com pessoas com deficiência, eles são carinhosos e aprendem tudo, só que cada um à sua maneira”, disse o professor de marchetaria Ronaldo Lourenço, que decorava uma das salas da instituição com a ajuda de alguns alunos que pintavam o personagem Mickey Mouse na parede.

As caixas decoradas pelos alunos são vendidas na própria instituição ou na tenda da SMADS no “Prefeitura no Bairro. Todo o dinheiro é revertido em materiais para novas confecções. “Quando mostramos o dinheiro da venda do trabalho que eles realizaram é uma alegria imensa. Os alunos se sentem mais capazes e acreditam em sua potencialidade”, comentou Dominique.

Fotos - crédito: divulgação/SMPED

1.Tenda da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

2. Secretária discursando na abertura do "Prefeitura no Bairro"

3. Marianne Pinotti com os alunos do Núcleo de Apoio Social

4. Secretária conversando com os profissionais do Núcleo