IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência

“Morar com Dignidade, Viver na Comunidade” é o tema central do evento que pretende debater alternativas para o abandono de pessoas com deficiência em instituições ou nas ruas

A Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo irá promover o IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência no sábado, 25 de setembro, das 8h às 17h, no Colégio Espírito Santo, próximo ao metrô Tatuapé. O objetivo dos organizadores é propiciar intercâmbio, debates e o surgimento de propostas sobre as condições de asilamento e moradia das pessoas com deficiência, “uma das questões mais pungentes e esquecidas das políticas públicas voltadas para esse segmento, assim como dos militantes e ativistas em prol dos direitos humanos e do próprio movimento de pessoas com deficiência” segundo Tuca Munhoz, coordenador da Pastoral.

O asilamento das pessoas com deficiência em instituições ou o seu abandono nas ruas estará no centro dos debates, que terá o tema “Morar com dignidade, viver na comunidade”. “Queremos levantar esta questão para melhor informar a sociedade sobre as condições em que realmente vivem tantas pessoas com deficiência em São Paulo e apontar alternativas, como uma política de Residências Inclusivas”, afirma Tuca.

De acordo com ele, esta questão envolve uma série de perguntas não respondidas:

• Por que tantas pessoas com deficiência moram em instituições segregadas, separadas de suas famílias, longe de seus locais de origem e comunidades?

• Por que tantas pessoas com deficiência moram nas ruas ou nelas pedem esmolas?

• Como ficam, onde ficam as pessoas com deficiência que dependem de seus pais para viver com qualidade de vida, o que acontece com essas pessoas quando faltam seus pais?

Programação

O IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo terá início às 8h, com credenciamento dos participantes. Estão previstas as seguintes autoridades para a composição da mesa de abertura:

• Dom Edmar Peron, Bispo auxiliar da Região Episcopal Belém;

• Dr. Marco Antonio Pelegrino, Secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo;

• Sr. Marcos Belizário, Secretário Municipal da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo;

• Dr. Eduardo Dias, Ministério Público do Estado de São Paulo;
• Prof. Carlos Ferrari, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social;

• Dra. Maria Raphinha Fernandes, Fórum Fraternidade e Pessoas com Deficiência.

Representante de honra da problemática abordada: – Dna. Maria Amélia Vampré Xavier.

• Ir. Natividade Pereira – Mestre de cerimônia

• Pe. Marcelo Maróstica – Coordenador do Conselho Arquidiocesano de Pastoral Coordenador da mesa.

Palestras e debate

Manhã:

Tema central “Morar com dignidade, viver na comunidade”. Estão confirmadas as participações de:

• Fernando Sfair Kinker – Professor do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP, Consultor do Ministério da Saúde na área temática Saúde Mental. Militante da Reforma Psiquiátrica.

• Lais Figueiredo Lopes – Advogada. Mestre em Direito pela PUC/SP. Conselheira da OAB e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE. Professora da PUC/Cogeae, Senac e Unisantos. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU.

• Iracema de Abrantes Souto – Coordenadora Geral de Serviços de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial – Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Tarde:

Mesa Redonda: “Reflexões para uma Teologia da Inclusão” - primeira discussão ecumênica no Brasil a respeito das Pessoas com Deficiência

Coordenação: Pe. José Bizon – Casa da Reconciliação – Igreja Católica

• Pastª. Elizabete Costa – Igreja Metodista

• Rev. Carlos Musskopf – Igreja Luterana

• Rev. Fernando Bortolleto – Igreja Presbiteriana

• Rev. Levi Araújo – Igreja Batista

• Sr. Carlos Alberto Moraes Silva – Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência

A Dra. Ana Rita de Paula, autora do livro “Pessoas com deficiência institucionalizadas, a incapacidade social” (Ed. Memnon) fará a leitura da carta “Morar com dignidade, viver na comunidade”, documento oficial do evento.

O IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo tem os seguintes parceiros: Fórum Fraternidade e Pessoas com Deficiência, Colégio Espírito Santo, Pastoral HIV/AIDS, Casa da Reconciliação, Conselho Latino Americano de Igrejas – Escritório Brasil, Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica, Comissão Nacional de Catequese, Associação de Seminários Teológicos Evangélicos – ASTE, Ed. Paulus.

Patrocínio: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Governo Federal.

Apoio: Hospital São Camilo e CESE (Centro Ecumênico de Serviço).

Serviço:

IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo

Quando: Sábado, 25 de setembro, das 8 às 17hs
Onde: Colégio Espírito Santo
Endereço: Rua Tuiuti, 1442 Metro Tatuapé (entrada lateral Rua Martins Penna s/n)

Informações e inscrições:

Nos telefones: (11) 2675-0816 / 6735-2095 com Amélia ou no e-mail: ameliagalan@ig.com.br 


Informações à Imprensa

Ecco Press Comunicação – (11) 5543.0039

Nilza Botteon – nilza.botteon@eccopress.com.br
Carina Viana – carina.viana@eccopress.com.br
Renata Bernardes – renata.bernardes@eccopress.com.br