Projeto de Lei é discutido e marca abertura do 27º Encontro Paulistano

Evento destacou o papel dos candidatos e a legislação na construção de políticas públicas

A primeira etapa da 27° edição do Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência, realizada no sábado, 12, na ETEC - Escola Técnica Estadual de Artes, em Santana, contou com significativa participação da sociedade civil. Durante a abertura, o projeto de Lei 520/2008, que propõe a reestruturação do CMPD e a importância do papel dos novos conselheiros na construção de políticas públicas para a cidade de São Paulo, obteve destaque. A secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gersonita Souza, participaram da mesa de abertura.

 

Secretário Municipal da SMPED, Cid Torquato e secretária adjunta, Marinalva Cruz

 

“Que possamos construir cada vez mais ações e políticas públicas em prol da pessoa com deficiência. O número de candidatos, neste ano, foi bem significativo. É extremamente importante, também, a participação dos jovens com deficiência no Conselho para que eles sejam protagonistas e defensores dos direitos. Para os novos conselheiros, que possamos estar cada vez mais juntos como sociedade civil e poder público. Que os direitos aconteçam na prática e não fiquem apenas no papel” finalizou a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz.

Abertura do 27° Encontro Paulistano


A presidente do CMPD, Gersonita Souza, destacou a importância da sociedade civil nas votações: “O Encontro Paulistano é um momento eleitoral democrático, onde a participação popular é fundamental na escolha da nova gestão” disse a presidente.

Após a abertura, foi realizada a prestação de contas do Conselho, os mecanismos do processo de participação, a discussão do Projeto de Lei 520/2008, que dispõe sobre a reestruturação do CMPD e por fim, a apresentação dos candidatos a conselheiros.

O evento contou com plena acessibilidade. Foram disponibilizados tradutores/intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), guias-intérpretes, audiodescrição e braile para as pessoas que possuem deficiência visual e/ou auditiva. O local também foi acessível e próximo ao Metrô. No próximo sábado, 19, será eleito o colegiado do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para o biênio 2017-2019.

Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência:

Data: 19 de agosto
Horário: 8h às 18h
Local: CRECI - Centro de Referência do Idoso, à Rua Formosa, 215 - Vale do Anhangabaú / São Paulo – Centro

Programação

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura do evento e informes sobre o processo eleitoral
9h30 – Eleição da comissão eleitoral, composta de 07 (sete) membros, sendo 01 (um) com conhecimento de braile.
10h – Início da votação
12h – Intervalo
14h – Término de votação e início de apuração
Até às 17h – Declaração dos eleitos e encerramento do encontro.

Por Priscila Fonseca
E-mail: prfonseca@prefeitura.sp.gov.br