Workshop dos sites da Prefeitura de São Paulo

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Comunicação, Inovação e Tecnologia e da Pessoa com Deficiência

A prefeitura de São Paulo vai reformular todos os sites dos órgãos municipais e implantar a acessibilidade. Nesta quarta-feira (23), o projeto foi apresentado durante o workshop “Reformulação dos Portais da Prefeitura de São Paulo”. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Comunicação, Inovação e Tecnologia e da Pessoa com Deficiência, além da Prodam. O encontro contou com a participação de assessores de comunicação e os responsáveis pelas publicações de conteúdos nos sites do município.

 

O secretário municipal Cid Torquato com Luciana Bonwdio, da SECOM

O encontro, que contou com a participação dos secretários municipais Cid Torquato, Daniel Annenberg e a assessora da SECOM, Luciana Bonwdio, representando o secretário de Comunicação, Fábio Santos, destacou a importância da acessibilidade na web. Na ocasião, o Manual de Boas Práticas para Publicadores de Conteúdo também foi lançado. Trata-se de uma publicação que traz orientações para que desenvolvedores e publicadores garantam a acessibilidade nos sites e redes sociais.

 



Workshop de reformulação dos sites da Prefeitura de São Paulo 

 

Durante o evento, foi discutida a modernização dos portais da Prefeitura. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, ressaltou que é fundamental para as pessoas com deficiência terem acesso à informação, principalmente no campo digital: “A função das instituições públicas é garantir o acesso do cidadão à direitos fundamentais como a informação que, nos dias de hoje, é acessada majoritariamente pela web. Por isso, esse Manual de Boas Práticas para Publicadores de Conteúdo Digital é essencial e vamos aprimorar cada vez mais o trabalho realizado com a SMIT para garantir a acessibilidade no universo digital” disse o secretário.

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, afirmou que há muito o que mudar para que a acessibilidade digital melhore progressivamente: “Com o avanço tecnológico, a realidade das pessoas está cada vez mais tomada pelo mundo virtual. Por isso, a construção de uma sociedade inclusiva exige a acessibilidade no ciberespaço. Estamos cada vez mais evoluindo nesse aspecto, mas sabemos que ainda há muito o que fazer e vamos colocar a mão na massa” finalizou.

O encontro contou com as apresentações do presidente da Prodam, Rogério Brecha; uma palestra sobre Acessibilidade na Web com Vagner Diniz, do W3C Brasil; a apresentação do Projeto de Reformulação dos Portais; o lançamento do Manual de Boas Práticas para Publicadores de Conteúdo; a nova plataforma dos portais e, por fim, uma experiência final com o protótipo no papel.


Por Priscila Fonseca e Brenda Cunha
E-mail: prfonseca@prefeitura.sp.gov.br / brendacunha@prefeitura.sp.gov.br