Jogo que estimula pessoas com deficiência intelectual é um dos ganhadores do WSA

A cerimônia foi nesta quarta-feira, em São Paulo.

A cerimônia de entrega da Premiação Global WSA (World Summit Award), a maior em conteúdo digital do mundo, aconteceu na noite desta quarta-feira, em São Paulo. Foram selecionadas as melhores práticas e projetos em 8 categorias. No Brasil, também há a categoria especial de Acessibilidade, que escolheu entre os inscritos o produto/conteúdo que mais se destacou pelos recursos de acessibilidade digital, tendo como referência os critérios do W3C. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

 

Premiação WSA


Os projetos escolhidos para representar o Brasil foram anunciados em cerimônia durante a Digitalks, o principal evento de marketing digital do país, que acontece Transamérica Expo Center, até esta quinta-feira (31).

 

Secretários reunidos no palco


O Prêmio

Mais do que destacar trabalhos de vanguarda, o WSA nasceu com o objetivo de reforçar a mensagem de que as tecnologias da informação e comunicação representam, nos dias de hoje, ferramenta indispensável para o desenvolvimento, seja no plano pessoal, nacional ou global. Por isso, conta com o apoio da ONU e de grandes organizações e empresas internacionais.

Os vencedores do Prêmio WSA são escolhidos em processo criterioso. Após as fases nacionais, em que são selecionados oito projetos de cada país participante, acontece a disputa global em três etapas. Na primeira, são nomeados 15 trabalhos de cada categoria. Na segunda etapa, serão premiados cinco projetos de cada área. Os premiados passam por uma terceira fase, quando apresentam seus trabalhos em uma feira de tecnologia e apenas um de cada categoria é condecorado.

Os vencedores não recebem dinheiro, mas diplomas e troféus, além do reconhecimento internacional. Porém, os escolhidos viajarão para a Áustria e participarão de evento de tecnologia, coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, na Áustria.

Lista de Vencedores:

1- Government & Citizen Engagement
Vencedor: Emergência Digital
Autor: Raisa Garcia
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mblabs.nearbee.policiarj&hl=pt_BR
O ‘Emergência Digital’ é um canal alternativo para atendimento dos serviços públicos de emergência, como 190 e 192. Com ele, o cidadão está diretamente conectado com os serviços de urgência, sem a necessidade de realizar ligações telefônicas. Isso permite facilitar o socorro, já que o usuário aciona o serviço com poucos clicks.

2. Health & Wellbeing
Vencedor: AlphaBeatCancer
Autor: Simoni Mozzilli
https://beaba.org/game/
O Alphabeatcancer é um aplicativo com 20 minigames sobre o mundo oncológico, para desmistificação do câncer. O software transmite informações de maneira leve, objetiva e otimista para crianças e adolescentes em tratamento.

3. Learning & Education
Vencedor: Diversa
Autor: Rodrigo Mendes
www.diversa.org.br
O projeto ‘Diversa’ tem como objetivo apoiar redes de ensino no atendimento de estudantes com deficiência em escolas comuns. A plataforma virtual já possui 5.000 membros cadastrados e usuários de 108 países.

4. Environment & Green Energy
Vencedor: Zumpy
Autor: Andre Andrade
http://www.zumpy.com.br/
O Zumpy é um aplicativo que busca reduzir a quantidade de veículos nas ruas. Isto facilita que pessoas com o mesmo destino se locomovam juntas com segurança. As caronas podem ser feitas apenas entre amigos do Facebook, ou grupos de universidades e empresas, utilizando os filtros de segurança para escolher quem pedir/oferecer caronas.

5. Culture & Tourism
Vencedor: Museu do Ontem
Autor: Babak Fakhamzadeh
http://apublica.org/museu-do-ontem/
O museu do ontem é um aplicativo que permite fazer um “tour virtual” no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, à distância. A cada 50 metros caminhados, o usuário consegue acessar uma nova história. O usuário pode selecionar entre três tours: tour do terror, tour do samba e tour da corrupção.

6. Smart Settlements & Urbanization
Vencedor: Parknet
Autor: Luciano Mota
http://parknet.com.br/index.html
O Parknet é um aplicativo que disponibiliza a localização de todas as vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos, com possibilidade de traçar rotas até o local de estacionamento desejado. Além disso, o software terá um ambiente colaborativo, em que os usuários poderão notificar a existência de vagas ainda não mapeadas, ou ainda, fazer denúncias dos locais ocupados irregularmente.

7. Business & Commerce
Vencedor: Colaboradores: Fazemos o salário render mais!
Autor: Marco Ferelli
https://colaboradores.com.br/
O aplicativo “colaboradores” faz o salário dos funcionários render mais, por meio de um modelo de colaboração entre empresas e estabelecimentos de uso diário das pessoas. Funcionários de uma empresa têm descontos em locais que frequentam diariamente, como restaurantes, farmácias, cursos, faculdades ou especializações, sites, cinemas e teatros, saúde e bem-estar, entre outros. A plataforma possui mais de 15 mil endereços com parceria no Brasil e mais de 50 mil usuários em cerca de 100 empresas clientes.

8. Inclusion & Empowerment
Vencedor: Cangame
Autor: Eraldo Guerra
http://www.lifeupbrasil.com.br/cangame/
O Cangame é um jogo que estimula o aprendizado personalizado para autistas, TDHA, déficit de atenção, transtornos que envolvem o aprendizado e etc. Ele contribui para o desenvolvimento cognitivo e social por meio de rotinas de aprendizado personalizado. A proposta é que essa personalização permita criar conteúdo específico para o usuário, utilizando fotos, textos de apoio, áudio e vídeo, na sequência mais apropriada para estimular o desenvolvimento cognitivo e social.

9- Accessibiliy (Prêmio Especial)
Vencedor: Cangame
Autor: Eraldo Guerra
http://www.lifeupbrasil.com.br/cangame/

Por Jane Salzano
E-mail: janesalzano@prefeitura.sp.gov.br