Seminário Diversidade e Inclusão no Trabalho é realizado em São Paulo

Evento contou com a participação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Para as pessoas com deficiência, a pior barreira é o preconceito. Pensando em discutir os direitos das pessoas com deficiência ao trabalho decente e à igualdade de oportunidades, incluindo desafios na acessibilidade e políticas de inclusão, o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizaram na última quarta-feira, 06, o Seminário Diversidade e Inclusão no Trabalho, no Memorial da Inclusão, em São Paulo. O evento contou com a participação da secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, a professora de Libras e assessora técnica da SMPED, Laila Sankari Rosa, o secretário adjunto da SEDPcD-SP, Luis Carlos Lopes, entre outros convidados.
   


Todos os convidados do seminário reunidos
 

Compondo o painel ”Desafios na acessibilidade e políticas de inclusão no trabalho”, a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, destacou a importância de garantir a igualdade de oportunidades e direitos no mercado de trabalho. “Antes da deficiência, a pessoa é um ser humano como outro qualquer, portanto, as questões relacionadas à saúde, educação, cultura, esporte e o lazer devem ser pensadas de forma a atender todo e qualquer cidadão e não apenas a minoria. O maior desafio tem sido, ainda, trabalhar essa transversalidade, fazer com o que os outros colegas de outras secretarias entendam que é responsabilidade desses órgãos pensarem na pessoa com deficiência. Para que tenha inclusão, precisa ter esta união, esta junção entre poder público, sociedade civil, iniciativa privada e da sociedade como um todo.“

  


A secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, conversa com o público
 

A secretária adjunta Marinalva Cruz finalizou falando sobre as ações da SMPED, como funciona o recrutamento das pessoas com deficiência dentro do campo da empregabilidade, as dificuldades enfrentadas, como podem ser realizadas essas mudanças e a parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, por meio do CATe.

Na Roda de Conversa, a professora de Libras e assessora técnica da SMPED, Laila Sankari Rosa, que tem deficiência auditiva, contou um pouco da sua história, oportunidades alcançadas, ampliação do mercado de trabalho atual, sua atuação na SMPED, as dificuldades, início do trabalho e sua militância. Laila promove a adaptação da comunicação para pessoas com deficiência auditiva em hospitais, bibliotecas e outros órgãos públicos, com foco no ensino de Libras, o segundo idioma oficial do Brasil.

Vários especialistas participaram do evento e discutiram todas as questões fundamentais, enfatizando trabalhos decentes, que possam ser executados com qualidade e produtividade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas.

Por Priscila Fonseca

E-mail: prfonseca@prefeitura.sp.gov.br