29º Festival Internacional de Curtas Metragens de SP promove programação acessível

Sessões acessíveis, roda de conversa sobre acessibilidade comunicacional no audiovisual e produções com pessoas com deficiência são atividades que acontecem de 23 de agosto a 2 de setembro em diversos espaços culturais da capital

Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum dedica parte de sua programação a pessoas com deficiência. O evento, que acontece de 23 de agosto a 2 de setembro, seleciona 300 produções de uma ampla gama de países para representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo.

Nos dias 30 e 31 de agosto, acontecem as sessões com audiodescrição e open caption (legenda) no CineSESC e no Centro Cultural São Paulo(CCSP). Com montagens cuidadosamente selecionadas, serão transmitidas a programação de abertura, “Diferente como todo mundo 2” e “Direitos Humanos 1 e 2” com recursos de acessibilidade.

Já nos dias 23,25,26,29 e 30, a programação “Diferente como todo mundo” será transmitidas no CineSesc, CCSP e na Cinemateca Brasileira. Todas as produções desta seleção possuem personagens com deficiência como protagonistas de suas próprias histórias, nas quais a deficiência é apenas um aspecto de suas vidas.

E no dia 31/08, às 17h, no CCSP, durante a atividade paralela “Curta & Mercado”, haverá a roda de conversa sobre acessibilidade comunicacional no audiovisual, em que será discutida a importância da consolidação do mercado acessível. O evento será mediado pelo consultor de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Sidney Tobias de Souza, com a participação da videoartista pesquisadora do discurso cênico do corpo com deficiência, Estela Lapponi, e Thaís Ortega, coordenadora de Acessibilidade na ETC Filmes.

O Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo tem programação ampla e diversificada, exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade.


Confira a programação:

• Diferente como todo mundo 1 (Filmes Estrangeiros)
dia 23-08 - 17h30 - CineSesc
dia 26-08 - 15h00 – Centro Cultural São Paulo
dia 30-08 - 18h00 – Cinemateca Brasileira

• Diferente como todo mundo 2 (Filmes Nacionais)
dia 25-08 - 20h00 – Cinemateca Brasileira
dia 29-08 - 19h00 – Centro Cultural São Paulo
dia 30-08 - 17h30 – CineSesc

Sessões acessíveis* audiodescrição e open caption

• Reprise da sessão de abertura
dia 30-08 - 15h00 – CineSESC

• Diferente como todo mundo 2 (Filmes Nacionais)
dia 30-08 - 17h30 – CineSESC

• Direitos humanos 1
dia 31-08 - 15h00 – Centro Cultural São Paulo

• Direitos humanos 2
dia 31-08 - 19h00 – Centro Cultural São Paulo

• Mesa Redonda: “A Acessibilidade Comunicacional no Audiovisual: Importância,
ferramentas e a consolidação do mercado acessível”
dia 31-08 - 17h00 – Centro Cultural São Paulo


Sobre o Festival

Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

Sua programação tem como eixo central os programas de filmes internacionais, latinoamericanos e brasileiros e, a cada ano, também é criada uma série de programas especiais, a partir dos próprios filmes inscritos e de sugestões de curadores que visitam os principais festivais do Brasil e do mundo. Também são exibidos programas selecionados por festivais parceiros de vários países. O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.


Serviço: 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Data: 23 de agosto a 2 de setembro
Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e Circuito Spcine de Cinema.
Informações: https://2018.kinoforum.org/