Prefeitura de São Paulo lança o Passaporte da Vacina

O novo comprovante de vacinação já está disponível no aplicativo e-saúdeSP e vai garantir o acesso a eventos que reúnam mais de 500 pessoas.

A partir de hoje, 1º de setembro, já está valendo, na cidade de São Paulo, o Passaporte da Vacina, uma opção digital implementada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e que atesta a condição vacinal do cidadão.

O novo recurso deve ser solicitado pelos organizadores de eventos da capital para comprovar que os munícipes estão vacinados com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.

Essa é mais uma iniciativa para garantir uma maior segurança à população contra a disseminação do coronavírus e também de estimular a vacinação na cidade de São Paulo.
Eventos como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas, deverão solicitar, para acesso ao local, comprovante de vacinação contra Covid-19, que será autenticado pelo Passaporte da Vacina.

A comprovação vacinal também pode ser realizada pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante de vacinação ou de forma digital disponível nas plataformas VaciVida e ConectSUS.

Para ter acesso ao aplicativo gratuito, basta baixar o e-saúdeSP e fazer o cadastro. Nele o cidadão tem acesso a um QR Code, que comprova a vacinação, e que deve ser apresentado na entrada dos eventos.

Os locais que não respeitarem as regras e restrições previstas ficarão sujeitos às penalidades cabíveis, conforme preconizado pelo Decreto nº 59.298, de 23 de março de 2020.

Vacinação
Adolescentes de 12 a 17 anos de idade com deficiência permanente já podem se vacinar contra a Covid-19 na capital.

É preciso estar acompanhado pelos pais ou responsáveis, além de apresentar algum comprovante para o grupo prioritário, tais como: laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público que indique a deficiência, documentos que comprovem o atendimento em Centros de Reabilitação (CER’s) ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou apresentar a seguinte autodeclaração: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/modelo_autodeclaracao_covid19_12_06.pdf.

Após a vacinação é necessário continuar seguindo as medidas de prevenção contra a covid-19. Use máscara e mantenha sempre as mãos higienizadas.