Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Para marcar a data (21/09) a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência programou dois eventos na cidade: intervenção artística na avenida Paulista e entrega de Selo de Acessibilidade em escola no Capão Redondo.

No dia 21 de setembro é comemorado o dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) promoverá performances teatrais em pontos da Avenida Paulista e a entrega do Selo de Acessibilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ricardo Vitiello, no Capão Redondo que acaba de passar por reforma.

As intervenções artísticas serão do grupo Fanfarra Inclusiva, dirigido por Simone Debet, e formado por músicos, malabaristas, acrobatas e atores, sem e com deficiência (Síndrome de Dow). Os atores vão interpretar o conteúdo do material “Dicas de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência” da SMPED, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre inclusão e relacionamento com as pessoas com deficiência.

No mesmo dia, o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, entregará o Selo de Acessibilidade à EMEF Prof. Ricardo Vitiello, no bairro do Capão Redondo. O Selo (adesivo de 17,5 x 25 cm) atesta que a edificação é acessível para uso da pessoa com deficiência, conforme o estabelecido no Decreto nº 45.552/2004.

Essa será a primeira de uma lista de mais de 60 escolas municipais que passaram por reformas e adequações, realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), para se tornarem acessíveis e, portanto, em condições de receber o Selo de Acessibilidade.

Na EMEF Prof. Ricardo Vitiello, as obras realizadas pela SIURB incluíram: identificação das entradas acessíveis; adequação dos pisos e acessos a portões, eliminação de vãos, buracos; adequação das escadas e rampas, instalação de piso tátil e direcional, corrimãos; estacionamento, demarcação da vaga e identificação horizontal e vertical; rampas de acesso à quadra, adequação de inclinação e instalação de corrimãos nas alturas corretas, instalação de piso tátil, identificação em braille; adequação de alturas de corrimãos em escadas e rampas internas do prédio; adequação do elevador, instalando botões em alturas corretas, corrimãos na lateral e fundos, espelho, braile nas botoeiras e batentes, sonorização indicando andares; instalação de bebedouro acessível; balcão de atendimento na secretaria adaptado; adequação de banheiros readequando lavatórios, vasos, colocando campainha e barras de apoio.

Serviço:
Dia 21/09 – quarta-feira
12 horas - Fanfarra Inclusiva
Concentração em frente ao nº 900 da avenida Paulista

14 horas - Entrega Selo de Acessibilidade
EMFEF Prof. Ricardo Vitiello – Rua Solidariedade, 200, Cohab Adventista, no bairro do Capão Redondo

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3913-4070 // 4071 // 4072 // 4073 // 4075
smcardona@prefeitura.sp.gov.br // claudiajesus@prefeitura.sp.gov.br // lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br