Feira de Cultura Inclusiva atrai público na Praça da Luz

Show de rock, blues, samba, espetáculos de dança, atrações circenses e exposições com audiodescrição e Libras na Praça da Luz, celebraram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Em 3 de dezembro foi comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para festejar a data, Prefeitura, Governo do Estado e entidades da sociedade civil organizaram uma série de eventos de cultura e lazer: a Virada Inclusiva.

No próprio dia 3, às 10h, sob coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), a Praça da Luz recebeu a já tradicional Feira de Cultura Inclusiva com atrações artísticas, sempre no âmbito da acessibilidade e da inclusão de participantes com e sem deficiência, e exposição dos serviços públicos prestados na cidade.

A Feira de Cultura Inclusiva, que teve a sua primeira edição realizada em dezembro de 2009, no bairro de Pinheiros, zona oeste, busca envolver a sociedade no debate de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.

As apresentações de artistas com e sem deficiência contaram com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição. O evento contou, ainda, com a da Companhia de Processamentos de Dados do Município (PRODAM) responsável pelas exposições fotográficas “Samir, campeão de natação” e “Rosangela”, além da instalação da "Estação PRODAM - Um olhar para o futuro" - com seis máquinas, sendo dois adaptadas para deficiente visual e quatro para cadastramento online para Cartão DEFIS, Cartão do Idoso e Isenção no Rodízio para Deficientes e demonstração de Jogo de Xadrez.

A Virada Inclusiva é uma promoção conjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.