Conhecer Para Incluir: SMPED realiza curso para produtores da Virada Cultural

Ação aconteceu hoje (14) na Galeria Olido

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Cultura, realizou ontem (14), na Galeria Olido, centro da capital, o ‘’Conhecer Para Incluir’’ para os produtores que trabalharão na Virada Cultural neste fim de semana (18 e 19).

O curso, que possui o objetivo de levar a todos o conhecimento sobre o tema “pessoa com deficiência", capacitou mais de 300 produtores. Ele também têm o propósito de promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, destacando a necessidade de eliminar barreiras arquitetônicas, digitais, de comunicação e atitudinais. É enfatizado o combate a preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Myrna Melo, assessora técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, e Sidney Tobias, consultor em acessibilidade e também assessor técnico, enfatizaram para os produtores a importância de um evento acessível como um todo: no público, no palco e nos bastidores.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destacou a importância da pessoa com deficiência no evento: "É isso que a gente precisa! É isso que a Virada está proporcionando! As pessoas com deficiência no palco, na plateia, na produção, em todos os lugares. A gente quer ser visto, quer que as pessoas possam participar de tudo.’’ E completou: ‘’A Secretaria da Pessoa com Deficiência tem trabalhado muito para isso. Precisamos parar de ver pessoas com deficiência com dó ou piedade. Não tem nada de coitadinho. O que eles precisam? De oportunidade para estar em todos os lugares, e é isso que a Virada está proporcionando. Vai ser a Virada Cultural mais inclusiva que já estivemos na história."

Lígia Jalantonio, secretária municipal da Cultura, também esteve presente: "A Virada Cultural é um grande presente para a nossa cidade. A cidade fica esperando a Virada Cultural. E a gente poder levar isso para os munícipes. Meus agradecimentos a todos vocês que fazem a cultura de São Paulo acontecer.’’

Os palcos da Virada Cultural contarão intérprete de Libras, áreas reservadas e sinalizações para pessoas com deficiência, sendo cerca de 50 produtores com deficiência que ajudarão com informações, durante o evento. A programação também contará com artistas com deficiência.