Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência participa da 3ª edição da Virada ODS

Maior evento, segundo a ONU, de conscientização sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acontece nos dias 22 e 23 de junho no Centro da capital

A Prefeitura de São Paulo realiza, pelo terceiro ano consecutivo, a maior política pública do mundo, em âmbito municipal, para ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. A Virada ODS acontecerá nos dias 22 e 23 de junho no Vale do Anhangabaú e Praça das Artes, ambos localizados no Centro de São Paulo.

Executada por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), essa grande ação representa uma “virada de chave” para a cidade de São Paulo rumo às grandes transformações necessárias para construirmos um futuro mais sustentável.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) participa do evento levando dois serviços da pasta, intérpretes de Libras durante o Congresso ODS e o Festival ODS, além de compor a palestra “Rotas Acessíveis” em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Presente na tenda do ODS 10 (Redução das Desigualdades), a SMPED divulgará a Central de Intermediação em Libras (CIL) a quem possa interessar. Por meio de videochamadas, a CIL auxilia 24h por dia, 7 dias por semana na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante o atendimento de equipamentos públicos da Prefeitura. Utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a ferramenta permite que a pessoa com deficiência tenha acesso aos serviços sem nenhuma dificuldade, de maneira gratuita, acessível e eficiente.

A van da Paraoficina Móvel também participa da ação nos dias 22 e 23. Ela ficará estacionada na Rua Formosa, próxima à Praça Ramos de Azevedo. A iniciativa conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Saúde, além da AACD.

O atendimento, exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS, conta com dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos.

No dia 22, a SMPED se une à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para uma palestra sobre ‘’Rotas Acessíveis’’, programa fruto de uma parceria entre as pastas da Pessoa com Deficiência e de Transporte e Mobilidade Urbana. O foco da apresentação será sobre a acessibilidade para a pessoa com deficiência na questão do tema. As Rotas Acessíveis têm o objetivo de estimular a mobilidade ativa de maneira segura para a população, com prioridade para deslocamento a pé, melhorando a caminhabilidade e a segurança, em especial das pessoas com deficiências, idosos e crianças.

Virada ODS 2024
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Virada ODS é o maior evento do mundo, em âmbito municipal, em prol do engajamento civil na Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em sua terceira edição, a Prefeitura de São Paulo mobiliza a sociedade em torno dessas metas criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, que ocorrerá na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, nos dias 22 e 23 de junho, das 10h às 22h. Ela incluirá feira de artesanato, serviços públicos, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. O Congresso ODS deste ano focará na educação e combate às desigualdades.

A Virada também conta com a Rodada de Negócios, uma iniciativa em parceria com o Hub de Inovação Inspira Sampa, dedicado para networking, novos negócios, parcerias e debates entre empresas, consultorias, especialistas e demais atores econômicos. Nesta edição, foi aberto um edital com o intuito de fomentar empresas e startups que desenvolvem soluções de inclusão digital para pessoas com deficiência em São Paulo.