Central de Intermediação em Libras é contemplada em Fórum da Organização das Nações Unidas na Coreia do Sul

Serviço destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdas da Prefeitura de São Paulo é premiado na categoria ‘’Inovações em Instituições Públicas’’

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), vence o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024 - Fórum de Serviço Público 2024, em português -, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul, com a Central de Intermediação em Libras (CIL). O evento está sendo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 23 a 25 de junho e visa discutir problemas emergentes na gestão pública, além de compartilhar projetos e práticas inovadoras que solucionem esses desafios.

A premiação de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) possui três categorias: Inovação em Instituições Públicas; Serviços Públicos Responsáveis ??ao Género; e Enfrentamento às Mudanças Climáticas. A Central de Intermediação em Libras foi reconhecida na categoria Inovação em Instituições Públicas, como uma iniciativa criativa, eficaz e que realmente facilita a administração pública da cidade. O prêmio promove há 21 anos o trabalho e profissionalismo de projetos realizados no mundo todo, além de dar visibilidade a programas como esse feito pela SMPED.

Prêmio recebido pela ONU. Ele tem um formato vertical, é de vidro e possui o logotipo da ONU.

Além da honraria, a pasta também participou de uma roda de conversa ao lado de países que também foram contemplados com seus respectivos projetos, como África do Sul, Alemanha, Letônia e Tanzânia.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência recebeu, em mãos, o prêmio e destacou a importância dessa contemplação a nível internacional: ‘’Falar de pessoas com deficiência é mostrar e dar visibilidade à nossa causa para o mundo. A cidade de São Paulo demonstra que políticas públicas são importantes para o desenvolvimento da transformação dessas pessoas.’’

Criada em 2018, a Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço realizado em videochamada que auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo. Utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a ferramenta permite o acesso aos serviços da Prefeitura sem nenhuma dificuldade, de maneira gratuita, acessível e eficiente.

A CIL funciona de duas formas. A primeira, de modo online por meio de celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho móvel sem nenhum custo. Ao necessitar do serviço, o cidadão paulistano também não terá seu pacote de dados consumido. Esse benefício se dá por conta da Prefeitura de São Paulo ter assinado um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil (Claro, Tim, Oi e Vivo) em 2019.

Na modalidade online os serviços disponíveis são emergências (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS).
Já a segunda forma de atendimento é presencial. A cidade de São Paulo conta com mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados pela área técnica da SMPED nos equipamentos públicos. O serviço fará uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o serviço e o intérprete de Libras.

A CIL, que funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, possui um investimento anual de R$460 mil reais pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Além disso, o aplicativo CIL-SMPED já ultrapassou 30 mil downloads, e o PAP-CIL já chegou a atender cerca de 69 mil chamadas presencialmente.

Outras premiações
A Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço que já foi reconhecido em outras premiações. Em 2022, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006.

No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.