16º edição do Contrata SP - Pessoa com Deficiência celebra os 33 anos da Lei de Cotas

O evento conta com vagas de trabalho para pessoas com deficiência, o objetivo é promover a inserção desse grupo no mercado de trabalho

Em celebração aos 33 anos da Lei de Cotas, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove a 16ª edição do Contrata SP - Pessoa com Deficiência. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 8, e se estendem até o dia 23 de julho. O mutirão de empregabilidade acontece no dia 24 de julho na Praça das Artes, Vale do Anhangabaú, centro da capital das 9h às 13h, com apoio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Para participar do Contrata SP, deve ser feita uma inscrição prévia no portal do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo -, responsável por fazer a pré-seleção voltada para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Os interessados têm até o dia 20 de julho para realizar o cadastro no Portal Cate, através do site: www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

Tutorial de cadastro no portal Cate:

Os interessados em participar devem se inscrever pelo Portal Cate, informando dados pessoais e profissionais a fim de facilitar a triagem pelo Cate. É importante disponibilizar número de celular para contato da equipe da Prefeitura de São Paulo.

No dia dos processos seletivos, os candidatos com deficiência auditiva e surdos contam com intérpretes de Libras e suporte da CIL - Central de Intermediação em Libras da Prefeitura de São Paulo. É necessário apresentar no local RG, CPF e a carteira de trabalho (aceita modelo digital), laudo médico com data válida, além de cópias do currículo.

 

Sobre a Lei de Cotas

Sancionada em 24 de agosto de 1991, a lei federal nº 8213, popularmente conhecida como Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, prêve obrigatoriamente, que empresas com mais de 100 colaboradores contratem profissionais com deficiência, obedecendo ao percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de empregados. De 201 a 500 funcionários a cota é de 3%, de 501 a 1000 funcionários, cota de 4% e, de 1001 em diante, a cota é de 5% dos colaboradores.

Em seu texto são estabelecidas regras específicas para a readaptação e reinserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e a cidade de São Paulo vem contribuindo para que isso aconteça. Além disso, a ação faz parte do Programa de Metas: Iniciativa G) da Meta 57. Iniciativas como o Contrata - SP - Pessoa com Deficiência e o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência são fundamentais para ampliar esse acesso.

Serviço
16º Contrata SP – Pessoa com Deficiência
Inscrições: www.cate.prefeitura.sp.gov.br
O candidato tem até as 23h59 do dia 20/07 para realizar a sua inscrição

Processo Seletivo
Data: 24/07
Hora: 08h às 16h
Local: Praça das Artes
Endereço: Av. São João, nº281 - Centro Histórico de São Paulo
Documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (que pode ser a versão digital), cópias de currículo e laudo médico