Biblioteca Louis Braille faz 65 anos

Acervo tem mais de 6 mil títulos entre audiolivros e livros em Braille, sendo um dos mais completos do gênero

A Biblioteca Louis Braille, do Centro Cultural São Paulo, comemora seus 65 anos. O acervo, com mais de 6 mil títulos entre audiolivros e livros em Braille, é um das mais completos do gênero. A biblioteca recebe mensalmente 300 usuários de São Paulo, além de atender interessados de outras cidades em todo o Brasil. Idealizada por Dorina Gouvêa Nowill para atender às crianças com deficiência visual, a biblioteca teve seus primeiros exemplares em braille feitos por meio de transcrição dos livros de histórias infantis do acervo da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato. Em 1975, a Audioteca foi implantada e, em 1981, a biblioteca recebeu o acervo da Biblioteca Braille da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, atual Fundação Dorina Nowill para Cegos. Cinco anos depois, a Biblioteca Braille foi transferida para o Centro Cultural São Paulo como uma das Coleções Especiais da Divisão de Bibliotecas.


Em 2007, foi transferida para o centro do prédio, junto ao complexo das Bibliotecas, iniciando o programa de acessibilidade do CCSP, denominado Livre Acesso, que permitiu a inclusão de pessoas com deficiência em seus espaços, acervos e programação por intermédio de ações próprias e de parcerias, entre as quais, a SMPED, com o projeto Ler Pra Crer, que disponibiliza novos materiais e equipamentos para que as pessoas com deficiência visual e auditiva tenham acesso à programação e à oferta de serviços (acervo de títulos/ conteúdos físicos e digitais).


A Biblioteca Louis Braille funciona de terça a sexta, das10h às 19h, e sábados e feriados, das 10h às 18h (a entrada de usuários só será permitida até 30 minutos antes do término do expediente). Tel.: 3397-4088.

VOLUNTÁRIOS
Para enriquecer ainda mais seu acervo, a Biblioteca Louis Braille está recebendo voluntários para auxílio na produção de livros para cegos. Os candidatos devem ter conhecimento básico em informática (Word) e disponibilidade para treinamento e revisão de livros em sua residência. Interessados em colaborar podem ligar para o telefone (11) 3397-4088 ou enviar e-mail para bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br