Programa Censo-Inclusão é um dos vencedores do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Programa é pioneiro na cidade de São Paulo e acessível a pessoas com todo tipo de deficiência

O Programa Censo-Inclusão, lançado pela Prefeitura de São Paulo em março por meio da SMPED, conquistou o terceiro lugar na categoria Projetos Web / Governo / Instituições do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web.

A cerimônia de entrega dos prêmio foi realizada no último dia 14 de junho, no auditório da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, com a presença do secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antonino Grasso, representando o prefeito Gilberto Kassab, e o secretário-adjunto Sergio Contente, que recebeu o troféu junto com o diretor-presidente da Prodam, Cesar Kiel.

O Todos@Web tem três categorias principais e três subcategorias que abrangem diversas ações sobre acessibilidade e tem por objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web. A iniciativa partiu do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a ABRADI - Associação Brasileira das Agências Digitais e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo.

Veja aqui todos os premiados.


Censo-Inclusão

Com o objetivo de identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no âmbito do Município de São Paulo, e levantar informações que sirvam de parâmetro para criar e reformular políticas públicas, o Censo-Inclusão foi planejado para ser acessível a pessoas com qualquer tipo de deficiência.


O Programa disponibiliza informações, com recursos de acessibilidade, permitindo a essas pessoas responderem a um questionário com segurança e autonomia por meio do site www.censoinclusao.sp.gov.br . Além de vários recursos como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos, compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual, possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo, o site ainda disponibiliza o equivalente em vídeo em Língua Brasileira de sinais para textos para possibilitar o acesso às pessoas surdas.