"Rodada de Empregos Inclusiva” inclui curso da SMPED

Além das oportunidades e facilidades do evento, profissionais de RH poderão saber mais sobre como implementar programas de inclusão profissional de pessoas com deficiência

Entre os dias 6 e 10 de agosto, das 8h as 17h, o CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, unidade Luz, realiza a primeira Rodada de Empregos Inclusiva. O evento pretende colocar empresas e profissionais com deficiência frente a frente, como forma de possibilitar aos profissionais uma oportunidade de diante dos possíveis empregadores demonstrarem todo seu interesse, habilidades e potencialidades para ocupar as vagas disponíveis e conquistar o emprego desejado.

A Rodada de Empregos Inclusiva faz parte da divulgação do programa Inclusão Eficiente, que já auxiliou 5.940 Pessoas com Deficiência (PCD), a ingressarem no mercado de trabalho.

São oferecidas oportunidades de trabalho com salários que vão de R$622,00 a R$ 3.500,00 reais. Entre os participantes, estão a Avape, Brasanitas, Citibank, Nurap, IOS, C&C, SPDM, Intermédica, Aché Laboratório, Via Varejo, De Nadai, Ikesaki, Hospital São Camilo, Senac, Shark Tratores e Peças, Uranet, Wall Mart, AME e W Torre.

Os candidatos também poderão participar de oficinas do programa Orientação para o Trabalho, tirar a primeira ou segunda via da Carteira Profissional, tirar dúvidas sobre o serviço Atende - Serviço de Atendimento Especial gratuito e porta a porta, e saber como obter o "Bilhete Único Especial- para PCD com os técnicos da SPTrans.

Para participar é necessário comparecer ao CAT da Luz, na avenida Prestes Maia, 913, portando RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS (se tiver), Laudo Médico (Se tiver) e exame de Audiometria (para pessoas com deficiência auditiva). Veja outras informações aqui.

Sem Barreiras

A SMPED participa do evento com o curso “Sem Barreiras – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência” no dia 09 de agosto (quinta-feira), às 9 horas, no mesmo local. O curso, criado em 2009, tem o objetivo de desmistificar a ideia de que a contratação de pessoas com deficiência física ou intelectual traz problemas para a empresa, seja com gastos para adequação do espaço, queda de produtividade ou dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho. A lei federal nº 8.213/1991 (Lei de Cotas) exige que as empresas com mais de 100 funcionários destinem 2% a 5% dos postos de trabalho a esse público.

O curso da SMPED busca oferecer aos profissionais de Recursos Humanos meios para a implementação de programas de inclusão profissional de pessoas com deficiência, abrangendo informações sobre legislação, características de cada deficiência, barreiras arquitetônicas e melhoria de mobiliário (deficiência física), sinalização visual (deficiência auditiva) e táctil (deficiência visual), softwares e outros recursos tecnológicos que possibilitam ao profissional com deficiência desenvolver suas funções, além de dicas de relacionamento para facilitar a integração do novo profissional com os demais trabalhadores da empresa.