Prefeitura integra campanha "Acessibilidade. Siga essa idéia"

Sensibilizar e mobilizar a sociedade para superar as barreiras de inclusão social que as pessoas com deficiência enfrentam. Com essa intenção, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED, aderiu à campanha "Acessibilidade. Siga essa idéia", promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), ligada à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH. O termo de adesão foi assinado nesta segunda-feira (6) pelo prefeito de São Paulo, pelo ministro chefe da SEDH e pelo secretário da SMPED, na sede da administração municipal.

"No transporte público, por exemplo, tivemos um investimento de cerca de R$ 1 bilhão para fazer com que os ônibus tenham acessibilidade. Hoje são mais de 3 mil ônibus adaptados. São Paulo quer ser conhecida como exemplo de acessibilidade", afirmou o prefeito.

A campanha "Acessibilidade. Siga essa idéia" propõe que a sociedade, por meio de suas diversas entidades - poder público, iniciativa privada, ONGs e outras -, crie iniciativas para a superação de barreiras arquitetônicas, atitudinais, de informação, dentre outras, que impedem que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida sejam incluídas na vida em sociedade. Seu objetivo é estimular a construção de uma sociedade inclusiva e solidária que possibilite igualdade de oportunidades. Também integram a campanha governos estaduais, entidades sociais, times de futebol e celebridades, como Pelé e Maurício de Sousa.

"O programa visa conscientizar de que há um contingente de mais de 25 milhões de brasileiros que têm um enorme potencial de produção educacional e cultural, vida econômica produtiva e um exemplo de superação e persistência no qual o Brasil pode se inspirar", disse o Ministro.

Dorina Nowill, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho para a inclusão social de deficientes visuais, foi anunciada a madrinha da campanha na cidade. Ela foi a responsável pela implantação, na Escola Caetano de Campos, do primeiro curso em São Paulo para especialização de professores para o ensino de cegos, em 1945.

Durante a cerimônia, o secretário da SMPED lançou o livreto "Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência". Com o objetivo de desestigmatizar a pessoa com deficiência, a publicação reúne uma série de sugestões de comportamento. Além disso, explica a evolução das terminologias relacionadas ao tema. O livreto, que tem tiragem de 10 mil exemplares, será distribuído inicialmente nas subprefeituras e no Centro Cultural São Paulo - CCSP.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal dos Direitos Humanos, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a presidente do Conade.

Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha "Acessibilidade. Siga essa idéia"

Mais Informações:

Assessor de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
e Mobilidade Reduzida - SMPED
Prefeitura da Cidade de São Paulo
11 3113-8778  //  8767  //  9631-6684  //  9520-8362
lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br  //  claudiajesus@prefeitura.sp.gov.br