Prêmio Imprensa Jovem revela vencedores

Em cerimônia no CEU Aricanduva, alunos inscritos no Projeto Imprensa Jovem foram premiados por reportagens feitas durantes as Paralimpíadas Escolares 2012

Alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, integrantes do projeto Imprensa Jovem, do Programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação, foram vencedores do Prêmio Imprensa Jovem, que elegeu as melhores reportagens feitas durante as Paralimpíadas Escolares 2012, ocorridas em outubro. 

Em cerimônia realizada no CEU Aricanduva, o secretário da Educação, Alexandre Schneider, o diretor do Centro Cultural Sâo Paulo, Ricardo Resende, e o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, entregaram os prêmios aos vencedores.

As escolas premiadas foram:

1º Lugar

Escola Municipal Bilingue para Surdos – EMEBS - Helen Keller 

Reportagem apresentada - http://noarimprensajovem.blogspot.com.br/2012/10/jornal-visual-da-paralimpiadas_22.html


2º Lugar

 EMEF Comandante Garcia D’Ávila

Reportagem apresentada - http://noarimprensajovem.blogspot.com.br/2012/10/garcia-davila-nas-paralimpiadas_22.html


3º Lugar

 EMEF Desembargador Sebastião Nogueira de Lima

Reportagem apresentada - http://noarimprensajovem.blogspot.com.br/2012/10/emef-des-sebastiao-nogueira-de-lima-nas.html

 

Para presentear os alunos, a cerimônia foi finalizada com shows de dois grandes nomes do rap nacional, Ogi e Emicida.

Exercício de reportagem

Cerca de 300 alunos fizeram reportagens durante dois dias de jogos, com turmas divididas nos períodos da manhã e da tarde. Todas foram postadas no blog oficial do Projeto Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, http://noarimprensajovem.blogspot.com.

O júri foi composto pelos jornalistas Marcelo Tas (âncora do programa CQC, na TV Bandeirantes, e autor do Blog do Tas), Gilberto Dimenstein (colunista, membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo, comentarista da rádio CBN e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz), Jairo Marques (colunista do caderno "Cotidiano" e autor do Blog Assim Como Você, da Folha de São Paulo), Flavia Cintra (repórter do programa Fantástico, da TV Globo, e consultora de empresas na área de inclusão social), Richard Romancini (professor universitário e pesquisador em temas relacionados com Comunicação, Cultura e Educação) e Márcia Marolo, coordenadora de Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, o Prêmio Imprensa Jovem teve por objetivo envolver os alunos da rede municipal de ensino nas questões relativas às pessoas com deficiência.

Difusão de ideias

O Imprensa Jovem é uma rede de comunicação espalhada pelas escolas, criada para dar espaço ao aluno manifestar o que pensa sobre a sociedade que ele vive e convive, para promover a difusão democrática de ideias, ponto de vista e histórias de vida.