Arte Inclusiva no Parque Ibirapuera

Show de rock, coral, espetáculo de dança, exposições de artes visuais, com audiodescrição e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de apresentações de artes marciais, compõem a programação que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência estará realizando no Parque Ibirapuera no próximo sábado (01) para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) realiza, no próximo dia 1º de dezembro (sábado), na Marquise do Parque Ibirapuera, o evento Arte Inclusiva para marcar sua participação nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), no contexto da programação da 3ª Virada Inclusiva, realizada em parceria com Prefeituras, Governo do Estado e entidades da sociedade
O evento Arte Inclusiva traz espetáculos de música (vocalista Dudé, artista com deficiência física, e Coral Cidadãos Cantantes, grupo formado por pessoas com deficiência intelectual e sem deficiência), de dança (Balé de Cegos Fernanda Bianchini), assim como xadrez para cegos, exposições de artistas com Síndrome de Down e apresentações de artes marciais, trazidos pela Instituto Olga Kos. A ideia é envolver a sociedade na reflexão de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.
As apresentações de artistas com e sem deficiência contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o público de surdos, e audiodescrição, para o público de cegos. Entidades e pessoas físicas podem solicitar transporte gratuito adaptado junto ao serviço Atende, da Prefeitura.

ORIGEM DA DATA

A comemoração anual do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de Dezembro, surgiu durante a realização do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, em 1981. A data visa promover uma melhor compreensão das questões relacionadas ao assunto, com foco sobre os direitos das pessoas com deficiência e os ganhos gerados a partir da integração dessas pessoas em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural de suas comunidades. O objetivo de promover a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade foi determinado pelo Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.


PROGRAMAÇÃO

Palco Esporte/ Marquise do Parque Ibirapuera

Instituto Olga Kos

11h00 – KARATÊ - Exibição e Prática

Apresentação realizada por pessoas com deficiência intelectual

14h00 – TAEKWONDO - Exibição e Prática

Apresentação realizada por pessoas com deficiência intelectual


Palco Cultura / Marquise do Parque Ibirapuera

11h30 - BALÉ DE CEGOS FERNANDA BIANCHINI
- Apresentação e Vivência
Apresentação de balé realizada por um corpo de 40 bailarinas com deficiência visual. O projeto, coordenado por Fernanda Bianchini, mostra que a superação individual do ser humano não conhece limites.

12h30 - CORAL CÊNICO CIDADÃOS CANTANTES
- Apresentação e Vivência (27 integrantes – pessoas com e sem deficiência)
A proposta dos Cidadãos Cantantes é trabalhar em um coletivo de composição heterogênea, com pessoas que gostam de pesquisar, cantar, dançar e dramatizar, independentemente de sua condição social, cultural e de saúde, assim como com um grupo de profissionais que atuam no campo da saúde e das artes - especificamente dramaturgia, expressão corporal e música vocal. Acredita-se que a partir do convívio trilha-se o caminho da inclusão sociocultural.

15h00 – DUDÉ E BANDA
Eduardo, mais conhecido como Dudé Vocalista, nasceu em Valença, interior da Bahia. Veio para São Paulo em 1976 para tratamento na AACD. Músico há vinte anos, ele nasceu com má formação congênita, que nunca foi impedimento para que buscasse seus sonhos e objetivos.

Exposições de Artes Visuais / Marquise do Parque Ibirapuera

9h00 às 17h00

ARTES

OBRAS DO ACERVO DO INSTITUTO OLGA KOS
Conjunto de 12 telas feitas por alunos das oficinas realizadas pela entidade

EXPOSIÇÃO: SAMIR, UM MERGULHO PARA O FUTURO!
Samir é colaborador da Prodam há 13 anos. Portador de Síndrome de Down, começou a nadar ainda bebê, mesmo antes de começar a andar. Participa de competições desde 1989, foi medalha de ouro e prata nos 8º Jogos Internacionais, em 1991, Minneapolis, EUA, Portugal e Itália.

DEMONSTRAÇÃO DE JOGO DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS.
Com tabuleiro e peças adaptadas para deficientes visuais.

PARQUE DO IBIRAPUERA - Marquise
Av. Pedro Álvares Cabral – Moema
Portão 3