Mapa revela sensações que a cidade de São Paulo provoca

Iniciativa tem como objetivo promover a capital paulista

Quais sensações São Paulo desperta em você? Foi essa a pergunta que um projeto pioneiro da Prefeitura, desenvolvido pela São Paulo Turismo (SPTuris), busca responder. O resultado foi apresentado nesta terça-feira, dia 24, pelo prefeito da capital paulista com o lançamento do Mapa das Sensações de São Paulo. "Esse mapa passa a ser uma das portas de entrada de São Paulo, permitindo que os turistas possam conhecer vários pontos da cidade e as emoções associadas a eles", destacou o prefeito.

A confecção do mapa teve duas etapas. Na primeira, em março, mais de 2,5 mil pessoas indicaram, por meio de um site, pontos da cidade que as remetessem a sensações relacionadas a cada um dos cinco sentidos. As pessoas precisavam justificar suas indicações por meio de depoimentos que compartilhassem as experiências sensoriais vividas nesses locais. Mais de 300 pontos diferentes foram indicados para o mapa; desses, 100 foram selecionados, por meio de votação online.

A partir do resultado, em maio, 40 turistas - nacionais e estrangeiros - foram levados aos 20 primeiros pontos da votação e tiveram a sua sensação "medida" por um tipo de detector de mentiras via decodificação vocal. Após visitar os locais, os turistas prestavam depoimentos sobre suas sensações enquanto eram testados com um programa que traduz as alterações fisiológicas e gera uma representação gráfica da oscilação de emoções ("verdade", "mentira", "muita emoção", "emoção normal").

São depoimentos que exprimem mais que um local, uma experiência: "Ouvir o som dos pássaros, da água, foi muito agradável. A toda hora me via apreciando o cheiro da terra, do verde. (...) Eu adorei quando chegamos ao topo da montanha. O contraste entre o parque e a vista da cidade... e o quão grande São Paulo é! Não esperava uma experiência como esta no meu segundo dia aqui", diz Lina Rincón, 28, norte-americana, ao se referir ao Pico do Jaraguá.

O Mercado Municipal, local do lançamento do mapa, foi o mais votado dos pontos paulistanos, líder das categorias "Paladar" e "Olfato". "É uma tempestade olfativa. Não são cheiros isolados, é uma grande mistura, uma tempestade - mas uma tempestade agradável (...) O que é incrível, além do gosto, é a sensação tátil dentro da nossa boca: a textura, o frescor, a temperatura, a consistência, a água (...) O mercado fez o meu dia hoje", declarou o francês Michel Pappacsantos.

O resultado de todo esse trabalho deu origem ao Mapa das Sensações, publicado em português, inglês e espanhol. Além do mapa propriamente dito com a localização dos 100 pontos mais indicados, possui um descritivo das sensações que podem ser sentidas nos 20 pontos mais votados e os trechos mais emocionantes e "verdadeiros" dos depoimentos dos turistas.

Além do Mapa, o projeto também originou um áudio-livro em português e inglês, voltado para pessoas com deficiência visual, e um site (www.mapadassensacoes.com.br) que, além de todo o conteúdo, permite a interação com os internautas. "São Paulo é uma cidade que tem que construir a sua identidade. Desde 2005, buscamos meios com os quais essa metrópole possa mostrar um lado criativo e cultural, algo que possa ser sentido pelos visitantes. Hoje, nós observamos que o turista quer sentir o local, não só visitá-lo", explica o presidente da SPTuris.

Agora, o Mapa será distribuído nas Centrais de Informação Turística no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal Rodoviário Tietê, Galeria Olido e Parque Anhembi; nos roteiros do Turismetrô; nas feiras e eventos na Cidade de São Paulo apoiados pela São Paulo Turismo; nas feiras nacionais e internacionais em que a Cidade de São Paulo esteja representada pela SPTuris; além de hotéis, albergues e táxis.

Fonte: SECOM