Urso polar no Parque Ibirapuera alerta para riscos do aquecimento global

Iniciativa faz parte da campanha One Degree Less

Quem passar pelo Parque Ibirapuera no dia 29 de novembro (domingo) vai se deparar com um imenso urso polar inflável de 12 metros de altura. A ação da organização não-governamental GBC Brasil, maior referência nacional em construções sustentáveis, tem como objetivo chamar a atenção para o problema do aquecimento global, prejudicial ao futuro do planeta e das novas gerações. Autoridades, celebridades e representantes de ONGs estarão presentes às 11 horas, ao lado do portão do auditório, para ajudar a inflar o urso, que deve permanecer no local por 60 dias.

A iniciativa faz parte da campanha One Degree Less, lançada pela ONG no início deste ano, e tem apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. O objetivo é diminuir a temperatura da Terra por meio da adoção dos ‘cool roofs’, isto é: pintar telhados, coberturas e lajes de branco, que captam menos calor do sol e, assim, auxiliam na redução da temperatura local e até do consumo de energia, com menor necessidade do uso de ar-condicionado.

Thassanee Wanick, fundadora da campanha, estará presente no evento ao lado do secretário do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge. Eles explicarão às pessoas a importância da campanha e a necessidade da adoção dos cool roofs, como maneira simples para diminuir o aquecimento global. “Queremos preparar o espírito dos cidadãos para o COP-15, lembrando a todos que precisamos tomar alguma atitude para melhorar o mundo em que vivemos”, afirma Thassanee.

“O urso polar foi escolhido porque é um animal que, com o derretimento das geleiras em consequência do aquecimento global, está perdendo seu habitat. Mas o problema, claro, não é só de uma ou outra espécie: é de todos nós. Se cada um fizer a sua parte, daremos um grande passo para resolver a questão do aquecimento global.” A ação tem o apoio das empresas MWM International Motores e Sherwin-Willians, que aderiram à campanha.

Data: Domingo, dia 29 de novembro de 2009
Horário: Das 11 às 12 horas
Local: Parque Ibirapuera - ao lado do portão do auditório

Fonte: SVMA