Monotrilho vai beneficiar mais de 1,5 milhão de passageiros em São Paulo

Projeto conta com 34 quilômetros de extensão

Em uma grande virada no transporte coletivo de passageiros e com a meta de ampliar a capacidade do sistema na Capital, o prefeito de São Paulo anunciou nesta terça-feira, dia 1º, o lançamento do Monotrilho Zona Sul. Estão sendo projetados 34 quilômetros de monotrilhos, nas áreas de maior necessidade da Zona Sul, atendendo a mais de 1,5 milhão de passageiros.

A primeira etapa da malha ligará o Terminal Jardim Ângela e o Terminal Santo Amaro, no total de 11 quilômetros, seguindo o traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M'Boi Mirim. A conclusão desse primeiro trecho está prevista para 2012. Em um segundo momento, o traçado seguirá até a Vila Olímpia, nas proximidades da Estação Vila Olímpia da CPTM

"Por meio do monotrilho teremos uma grande melhoria na vida de milhares de pessoas que utilizam o transporte público na região. Trata-se de um modelo de transporte moderno, rápido e com baixo impacto ao meio ambiente. Além do monotrilho, a Prefeitura está investindo R$ 2 bilhões na expansão do Metrô", explica o prefeito.

O Monotrilho Zona Sul ganhará também um outro trajeto, ligando o Novo Terminal Jardim Ângela à Vila Sônia. Assim, a Prefeitura busca integrar o modelo de transporte à Linha 4 do Metrô, passando antes pelo Capão Redondo.

Com estrutura leve, o monotrilho gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas e permite uma completa integração com outros meios de transporte. Os veículos atingem a velocidade de até 80 quilômetros por hora e podem transportar 30 mil pessoas por hora.

"A Zona Sul é uma área onde não há planejamento de chegada do Metrô até o Jardim Ângela. É uma área saturada de veículos e de ônibus, e o monotrilho, entre os vários modais, se encaixa melhor nessa área", resume o secretário municipal de Transportes.
 
A Secretaria Municipal de Transportes está iniciando a primeira fase com o projeto básico de obras civis e sistemas, para definir em detalhes de engenharia, onde vai passar o monotrilho para elaborar a licitação das obras, dos sistemas e dos trens.

O primeiro trecho a ser construído começa no novo Terminal Multimodal do Jardim Ângela, que substituirá o atual. O novo terminal terá capacidade para receber o monotrilho e suas áreas para manobra, além de todas as linhas de ônibus que servem a região. Ele será associado a novos empreendimentos e terá acesso ao Hospital M'Boi Mirim.

Em seu percurso, o monotrilho se integrará com a linha 9 (Esmeralda) da CPTM, na Estação Socorro, e com a linha 5 (Lilás) do Metrô, na estação Santo Amaro. As estações de embarque contarão com um avançado processo de reurbanização e modernização da região, que pretendem incentivar o desenvolvimento sócio-econômico na área do entorno de toda obra.

Com velocidade de até 80 quilômetros por hora, o monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um único trilho metálico ou de concreto. Cada trem tem capacidade para circular com até seis vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio.

O sistema permitirá também uma completa integração com outros meios de transportes, aumentando a mobilidade da população. Com estrutura leve, o monotrilho gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas e baixo investimento. O monotrilho é movido a energia elétrica. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima.

Fonte: SECOM