Dia em memória às vítimas do Holocausto

Prefeito sanciona Projeto de Lei que institui a data em São Paulo

O prefeito Gilberto Kassab sancionou nesta segunda-feira, dia 14, o Projeto de Lei nº 129/09 que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura.  "O Holocausto foi um período terrível da História da Humanidade. Essa data é a oportunidade de termos, na Cidade de São Paulo, um dia especialmente destinado à reflexão", afirmou o prefeito.

Com a sanção, o Dia Municipal em Memória às Vitimas do Holocausto passa a ser comemorado anualmente em 27 de janeiro, já a partir de 2010, com homenagens e eventos de divulgação. A data já é celebrada mundialmente desde 2005, quando foi instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas. No dia 27 de janeiro de 1945 ocorreu a libertação dos presos do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

A cerimônia contou com a participação dos presidentes da Federação Israelita de São Paulo, Boris Ber, da Sherit Hapleitá, Ben Abraham, da Confederação Israelita do Brasil e do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg, da Confederação Israelita da América Latina, Jack Terpins, além do vereador e autor do texto, Floriano Pesaro. Ao final da cerimônia na Prefeitura, os presentes acenderam a 4ª vela da Festa das Luzes (Chanucá) enquanto o rabino Henrique Begun fazia uma bênção.

Fonte: SECOM