São Paulo sedia mostra ''Um Perfil do Documentário Alemão Contemporâneo''

Exibições começam nesta terça-feira, dia 15

Para fazer um panorama da produção recente de documentários alemães, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) exibe a partir desta terça-feira, dia 15,  nove longas-metragens realizados entre 2004 e 2008. A mostra, que acontece até domingo, dia 20, na Sala Lima Barreto, é uma co-realização do Instituto Goethe. As exibições são gratuitas e os ingressos devem ser retirados uma hora antes das sessões.

Com o nome Um Perfil do Documentário Alemão Contemporâneo, a mostra reúne filmes como De um emigrante – Os primeiros anos de Wim Wenders (2007). Dirigida por Marcel Wehn, a produção pesquisa a primeira fase da obra do célebre diretor alemão Wim Wenders, até sua mudança para os Estados Unidos, no fim dos anos 70. O cineasta adquiriu fama mundial ao dirigir Paris, Texas (1984), longa ganhador da Palma de Ouro em Cannes. O poético Asas do desejo (1987), que conta a história de anjos, os quais observam a desordem afetiva e material dos habitantes de Berlim, é outro trabalho marcante de sua carreira.

Também será exibido Arquivos da Meia-Lua (2007), de Philip Scheffner. O filme é resultado de uma pesquisa audiovisual sobre o entrelaçamento da política, do colonialismo, da ciência e da mídia. Ele tem como ponto de partida fotos, imagens e fitas de áudio gravadas que mostram prisioneiros indianos e norte-africanos no alojamento conhecido como Meia-Lua.

Durante um ano, o cineasta Matti Bauer observou jovens alunos que integravam o coral do internato de meninos Regensburger Domspatzen. O trabalho deu origem ao documentário Domspatzen (2008). O foco da produção são quatro iniciantes, cuja despedida da casa dos pais não é nada fácil. Eles encontram na escola um novo lar, o que possibilita a criação de novo mundo particular, sobretudo na música.

Completam a programação os longas Barroco (2008), de Heinz Peter; Botero – Nascido em Medelín (2007/2008), de Peter Schamoni; Die Reproduktionskrise (2007), de Jörg Adolf e GereonWetzel; Luta de classes (2008), de Uli Kick; Adelante Muchachas! (2004), de Erika Harzer e Kalle Stayman; e O som das palavras (2008), de Gerhard Schick.

Confira a programação:

Arquivos da Meia-Lua
(Alemanha, 2007, 97 min). Dir.: Philip Scheffner.
Pesquisa audiovisual que mescla política, colonialismo, ciência e mídia. Os pontos de partida são fotos, imagens e fitas de áudio que mostram prisioneiros de guerra indianos e norte-africanos do alojamento Meia-Lua, localizado próximo de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial.
Dias 15 e 18, às 16h.

Barroco
(Alemanha/Argentina, 2008, 95 min). Dir.: Heinz Peter Schwerfel.
O filme acompanha uma viagem pelas colinas da Bolívia Oriental, Paraguai, prossegue para as cataratas do Iguaçu e para o centro do Rio de Janeiro, chegando a Minas Gerais. Trata-se de uma busca pelas raízes da identidade cultural do continente: o barroco latino-americano e seus vestígios.
Dias 15 e 18, às 18h

Botero – Nascido em Medelín
(Alemanha, 2007/2008, 92 min). Dir.: Peter Schamoni.
O filme enfoca a vida e a obra do artista colombiano Fernando Botero, por ocasião dos 75 anos do pintor e escultor de renome internacional.
Dias 15 e 18, às 20h.

De um Emigrante – Os Primeiros Anos de Wim Wenders
(Alemanha, 2007, 100 min). Dir: Marcel Wehn.
O filme pesquisa a primeira fase da obra do diretor alemão, um dos mais conhecidos do pós-guerra, até sua mudança para os Estados Unidos, no fim dos anos 70.
Dias 16 e 19, às 16h.

Die Reproduktionskrise
(Alemanha, 2007, 84 min). Dir: Jorg Adolf e Gereon Wetzel.
A autora Mirjam Neidhart entrevista várias pessoas sobre o desejo de ter filhos; e a diretora Simone Blattner procura transpor esse material para o palco, com seis atores e atrizes do teatro Thalia, em Hamburgo.
Dias 16 e 19, às 18h.

Domspatzen
(Alemanha, 2008, 89 min). Dir: Matti Bauer.
Durante um ano, o cineasta observou alunos no coro do internato de meninos Regensburger Domspatzen, que descobriram um novo mundo por meio da música.
Dias 16 e 19, às 20h.

Luta de Classes
(Alemanha, 2008, 97 min). Dir: Uli Kick.
O longa mostra o fracasso de um sistema escolar que não atende às necessidades dos alunos.
Dias 17 e 20, às 16h.

Adelante Muchachas!
(Alemanha, 2004, 60 min). Dir: Erika Harzer e Kalle Stayman.
Apesar dos problemas causados pela altitude e pela precariedade do campo, duas equipes femininas de futebol, uma formada por crianças de rua e outra por meninas ricas, se enfrentam em Tegucigalpa, capital de Honduras, cidade localizada a mais de mil metros de altura.
Dias 17 e 20, às 18h.

O Som das Palavras
(Alemanha, 2008, 74 min). Dir: Gerhard Schick.
Uma vez por mês, os membros de um grupo chamado Lyris se reúnem em um subúrbio de Jerusalém para compartilhar seus poemas escritos no idioma alemão. A maioria tem mais de 85 anos e a eles se juntam jovens israelenses que estudam a língua.
Dias 17 e 20, às 20h.

Fonte: SMC