Deu na Imprensa - Estudo planeja ações em turismo para atrair mais estrangeiros

16/12/2009 - Monitor Mercantil

Aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos de turistas, chegando a U$ 17,6 bilhões em 2020, além de receber 11,1 milhões de visitantes no final da próxima década. Estas são algumas das metas estabelecidas pelo Plano Aquarela 2020, que define estratégias para o turismo internacional do Brasil, lançado no último dia 16, no Rio de Janeiro

Grandes eventos esportivos são oportunidades únicas para o turismo de qualquer país que os recebe. Com a realização, em um curto período de tempo, da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, o Brasil ganha condições de atingir um novo patamar na sua promoção como destino turístico global. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, apresentou ontem para os principais atores públicos e privados do setor, o Plano Aquarela 2020, que define estratégias, metas e objetivos de marketing internacional do turismo brasileiro e as ações a serem implementadas na próxima década.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, frisou que o governo realizou um diagnóstico, baseado em várias pesquisas. O estudo, segundo ela, mostra a imagem que o estrangeiro tem do Brasil e sua intenção de retorno para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. - Foi este amplo levantamento que embasou a elaboração do Plano Aquarela 2020 e o resultado é um estudo técnico de altíssimo nível que norteará as ações de promoção internacional do Brasil na próxima década.

Metas para 2020

- O Plano Aquarela considera o posicionamento global do Brasil depois dos dois eventos, quando tanto a imagem quanto a infra-estrutura do país estarão em outro patamar, estipulando metas de entrada de visitantes estrangeiros e divisas internacionais até 2020. O planejamento é de extrema importância para o sucesso as políticas públicas em todos os setores. Por isso temos que valorizar o papel do Plano Aquarela na construção de uma nova imagem do Brasil para o mundo, que já vê hoje o País com outros olhos - disse o ministro do Turismo Luiz Barretto, acrescentando que "saímos do empirismo, hoje trabalhamos com metas, e vamos deixar um legado para o turismo da próxima década".

Os dados de crescimento do número de turistas de países que receberam os dois grandes eventos foram analisados; assim como as diferenças existentes entre eles e o Brasil, tais como: países vizinhos, acessibilidade aérea e terrestre, tempo de vôo até o país, situação enquanto destino turístico e de eventos em anos anteriores aos eventos.

As metas numéricas mais importantes para o período são: aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020, chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década; aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação ao ano anterior; manter um crescimento sustentado de, no mínimo, 1 ponto percentual acima do crescimento da América do Sul; consolidar a liderança na América do Sul, com uma quota de 27% do número de turistas do continente.

A agenda 2010 e Copa do Mundo 2014 - Um dos grandes desafios do ponto de vista da promoção internacional do turismo brasileiro é unificar a mensagem que será divulgada para o mundo. A Embratur produzirá um kit de material promocional e informativo unificado para as cidades-sede, com a mesma mensagem e identidade visual, a ser usada no exterior a partir de julho de 2010.

O cronograma de ações para 2010 será o ponto de partida para aproveitar as grandes oportunidades que começam, a partir do encerramento da Copa da África do Sul, quando o Brasil, pelas regras da Fifa, pode começar a sua promoção como sede da Copa 2014.

A agenda inclui acompanhamento dos jogos da seleção brasileira em ações de rua, exposição de produtos brasileiros em espaços comerciais e eventos culturais que possam mostrar a diversidade brasileira e a alegria da nação que receberá a Copa em 2014. Em outras cidades do mundo, haverá eventos de promoção do Brasil em eventos da Fifa e começará a campanha de comunicação global do Brasil como sede da Copa 2014, incluindo publicidade e ações de relações públicas em diversos países.

Setor hoteleiro terá linha de financiamento de R$ 1 bilhão

Hoje também, Luiz Barretto disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) vai anunciar em janeiro uma linha de financiamento no valor de R$ 1 bilhão especialmente para a rede hoteleira. A finalidade é facilitar a reforma e modernização do parque hoteleiro do país, além da expansão o número de quarto no Sudeste. Ele também destacou que os bancos regionais vão oferecer linhas especiais no Norte e no Nordeste.

- Estamos terminando de formatar a linha - disse o ministro durante a divulgação do Plano Aquarela. Com a nova linha de crédito, o governo pretende expandir a capacidade hoteleira do país e preparar o Brasil para atender turistas durante a Copa e as Olimpíadas.

Fonte: Monitor Mercantil Digital - 16/12/2009