Expo Xangai 2010

Maior acontecimento internacional na China depois das Olimpíadas

A Expo Xangai, que acontece de 1º de  maio a 31 de outubro de 2010, é considerada o maior acontecimento  internacional organizado pela China na primeira década do século XXI, depois  dos Jogos Olímpicos de Pequim. Com o tema "Better City, Better Life" (Cidade  Melhor, Vida Melhor). A mais esperada exposição universal será palco da  apresentação de avanços tecnológicos, intercâmbio cultural, promoção do  desenvolvimento e aprofundamento das relações comerciais e dos laços entre  países, cidades e instituições. Também será um fórum de discussões, projetos  e iniciativas públicas e privadas para nortear políticas e estratégias que  promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da  humanidade.

Com o tema escolhido, o evento pretende  chamar a atenção do mundo para a necessidade de promover a qualidade de vida  nos centros urbanos. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estimam  que 55% dos habitantes da terra viverão em áreas urbanas até 2010. Em 1800,  apenas 2% moravam em cidades. Em 1950, esse índice subiu para 29%, chegando  a quase 50% no ano 2000. A cidade de São Paulo pretende estar cada vez mais  presente aos eventos que buscam debater e apresentar projetos e soluções  para as grandes questões mundiais, como as mudanças climáticas e novos  modelos de desenvolvimento sustentável. 

A cidade chinesa foi  selecionada para sediar o evento em dezembro de 2002, durante a 123ª  Assembléia do Bureau Internacional de Exposições (BIE), com sede em Paris. A  Expo Xangai 2010 é a primeira realizada em um país emergente e promete ser a  maior exposição universal de todos os tempos, com recorde de participantes e  visitantes. Entre as atrações previstas estão cerca de 20 mil manifestações  culturais, fóruns, debates e eventos temáticos.
As atividades estarão  divididas em seis sub-temas:
*          Tecnologia da informação e  desenvolvimento urbano
*          Patrimônio cultural e  regeneração urbana
*          Ciência e inovação  tecnológica e futuro urbano
*          Responsabilidades urbanas e  mudanças ambientais
*          Transformações econômicas e  relações urbano - rural
*          Cidade da harmonia e vida 

Com 5,28 quilômetros quadrados, ocupará um grande  espaço nas duas margens do rio Huangpu. No total, serão 12 grupos de  pavilhões de países e temáticos, sendo oito no lado de Pudong e quatro no  lado de Puxi espalhados por cinco zonas. Estão previstas cerca de 100  atividades por dia dentro da Expo e aproximadamente 20 mil eventos durante  todo tempo da Exposição. Somente os eventos devem atrair mais de 150 mil  visitantes diariamente. A previsão é que mais de 70 milhões de pessoas devem  visitar a Expo 2010 , o que representa cerca de 400 mil pessoas por dia,  incluindo dezenas de chefes de Estado, políticos e personalidades  internacionais.
 
Fonte: SMRI

Leia também:
* Estande de São Paulo na Expo Xangai
* São Paulo na Expo Xangai
*
Exposições Universais