Governo da China investe US$ 4 bilhões na Expo Xangai 2010

Evento deve receber mais de 70 milhões de visitantes

O Governo da China está investindo US$ 4 bilhões para realizar a Expo Xangai 2010, que começará no dia 1º de maio. Aproximadamente 20 mil apresentações e atividades estão sendo organizadas para os 184 dias de exposição, que reunirá mais de 190 países e dezenas de instituições internacionais e organizações  não-governamentais. Localizada no coração de Xangai, numa antiga zona industrial restaurada e ao lado do rio Huangpu, a exposição universal terá quase seis quilômetros de extensão. Com o tema central  “Cidade melhor, vida melhor”, o evento apresentará as últimas inovações criadas no mundo e estimulará o debate sobre os grandes temas internacionais, com ênfase nas práticas que melhorem a qualidade de vida nos centro urbanos. A presença brasileira será marcada por três estandes: o do Brasil, na área dos pavilhões dos países; e os de São Paulo e Porto Alegre, na área destinada às melhores práticas urbanas.

Para um evento de tal dimensão, cujo público estimado de visitantes ultrapassa os 70 milhões, os organizadores contarão com cerca de 100 mil funcionários para atendimento em diversas Unidades de Informação espalhadas pela cidade. A menos de cinco meses da abertura oficial, o governo chinês acelera as obras, que incluem revitalização, expansão da rede hoteleira e melhoria do sistema de transporte e de infra-estrutura. A rede de metrô será ampliada em 400 quilômetros. A meta é disponibilizar 90 linhas de acesso somente à área da Expo e mais de 35 mil quartos de hotéis.

Além de atividades durante os seis meses da Expo, haverá uma programação especial. O ponto alto para os brasileiros acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de junho, quando serão comemoradoes os dias oficiais do Brasil, de São Paulo e de Porto Alegre, respectivamente. Estas datas contarão com apresentações especiais e as presenças de diversas autoridades brasileiras e estrangeiras.

Fonte: Apex / SMRI