Expo Xangai - Pavilhão de Portugal terá fachada de cortiça

Projeto será um exemplo de inovação e boas práticas ambientais

O Pavilhão de Portugal na Expo 2010 de Xangai vai ter uma área de 2.000 metros quadrados e apresenta uma fachada revestida a cortiça, material nacional, reciclável e ecológico, foi hoje divulgado em Lisboa.

“Trata-se de um exemplo de inovação e de boas práticas ambientais que potenciam a imagem de Portugal na maior Exposição Universal alguma vez realizada”, refere uma nota alusiva ao Pavilhão de Portugal, cujo projecto para a construção está orçado em três milhões de euros. Considerado a “montra do país enquanto praça comercial e cultural para o mundo”, o Pavilhão de Portugal reflecte, segundo os promotores, “o conceito de sustentabilidade dos edifícios das cidades contemporâneas e realça-o como elemento-chave das políticas nacionais em termos económicos e ambientais”.

Da autoria do arquitecto português Carlos Couto, estabelecido em Macau, a execução do Pavilhão de Portugal é da responsabilidade de um consórcio liderado pela PAL Asiaconsult, empresa seleccionada na sequência da consulta efectuada pela participação portuguesa, coordenada pelo comissário Rolando Borges Martins, presidente da Parque Expo.

O Pavilhão de Portugal exibe ao mundo as relações históricas entre Portugal e a China. No âmbito do tema da Expo 2010 Xangai – “Better City, Better Life”, “Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida” – o projecto destaca também os avanços nacionais no domínio das energias renováveis e da criação de produtos inovadores ao nível ambiental e energético.

Fonte – Diário Digital - 06/01/2010