São Paulo ganha instalação inédita "Une Architecture en Mouvement"

Proposta foi concebida pelo arquiteto alemão Hans-Walter Müller

Às vésperas de completar 456 anos, São Paulo ganhará um presente inusitado. A partir deste domingo, dia 24, às 20 horas, os paulistanos serão convidados a viver uma experiência sensorial única. Trata-se de uma instalação inédita denominada "Une Architecture en Mouvement" concebida pelo arquiteto alemão Hans-Walter Müller.

O projeto, que explora conceito da arquitetura em movimento, traz a São Paulo uma estrutura inflável com dimensões de 18 por 9 metros. O projeto, especialmente criado para o Jardim das Esculturas do Parque Ibirapuera, se apóia no conceito de transformação do espaço e a conseqüente alteração da topografia local.

O alemão aceitou o convite do curador do projeto, Eric Corne, para criar uma estrutura site-specific e o resultado é uma estrutura inflável que assume diferentes formas a partir da intensidade do acionamento da pressão de ar. Müller declarou que a proposta foi pensada “à imagem da alma brasileira”.

O Estúdio BijaRi, de São Paulo, aceitou a proposta do arquiteto de ocupar esse espaço inusitado e flexível de modo a sobrepor outros desvios e variações. Inspirados pela ciberarquitetura de filmes de ficção científica e pelas composições musicais do artista Jonh Cage, o grupo concebeu os aspectos visuais, sonoros e táteis como uma experiência única.

Uma escultura cilíndrica no centro do espaço busca expandir a percepção visual do espaço por meio de um sistema de luz e espelhos que criam a sensação de um abismo. A trilha sonora é assinada por Ricardo Carioba e o desenho de luz pela iluminadora Mirella Brandi. O público será convidado a participar dessa experiência imersiva e adentrar esse espaço.

O projeto é parte do intercâmbio cultural da região de Ile-de-France e a cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que também já resultou em outras ações concretas, entre elas, a construção do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, atualmente em curso. A realização é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre o BijaRi

BijaRi já participou de exposições de relevância dentro e fora do Brasil tais como: Residência Artística do Conseil Régional d-Ile de France e da Secretaria Municipal da Cultara SP no distrito de Vitry Sur-seine em 2008 e 2009; "There Goes The Neighbourhood" - Redfern, Austrália – 2009; FreshLatino (Arquitectos Latinos Emergentes) – Instituto Cervantes de Hamburgo – 2009; Rotor (Public Intervention Festival) – Graz, Austria – 2009; Normalidad – Palais de Glace, Buenos Aires – 2006; Estrecho Dudoso (TEOR/éTica ) – San José, Costa Rica – 2006; Kolletive Kreativitat - Kassel, Alemanha – 2005; Cubo (intervenção urbana multimídia nômade) – Centro Cultural Banco do Brasil – 2005; Octava Bienal de Havana – Cuba – 2003; III Bienal do Mercosul -Porto Alegre, 2001.

Data da abertura : Domingo, dia 24 de janeiro de 2010
Horário da abertura : 20 horas
Local: Parque Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 (pedestres) e 3 (automóveis).
Data da visitação: De 25/01 a 28/02
Horário da visitação: Das 14h00 às 23h00.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura