Prefeitura na 13º Edição do Fórum Social Mundial

Representantes da PMSP participam de Fórum de debate de direitos humanos e políticas solidárias e apresentam metas de desenvolvimento social e econômico em workshop.

Durante os dias 26 a 30 de março, foi realizado em Túnis, capital da Tunísia, a 13 ª edição do Fórum Social Mundial (FSM). O Fórum é uma das mais importantes plataformas de promoção de diálogo entre governo e sociedade civil, para uma construção coletiva de valores, conhecimentos e experiências entre movimentos e pessoas que possuem em comum a luta por um mundo mais solidário, mais justo e mais equitativo. O Fórum contou com a participação de representantes de movimentos sociais brasileiros, representantes do Governo Federal do Brasil e da Prefeitura de São Paulo, que há 8 anos não participava oficialmente do FSM.
O evento já teve três edições em Porto Alegre, além de Índia, Venezuela, Quênia, Mali, Paquistão, Senegal e Belém, no Pará. Em Túnis, a Primavera Árabe foi um dos principais temas do Fórum, uma vez que o movimento, que começou na Tunísia, completou dois anos em 2013. As atividades do 13º Fórum Social Mundial começaram no dia 27 de março, com estimativa de 70 mil participantes, integrantes de movimentos sociais, sindicatos e associações de todo o mundo, organizados em torno de 1.500 atividades, desde palestras a mesas-redondas.
Como representantes da Prefeitura de São Paulo, estavam presentes as Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, de Promoção da Igualdade Racial e de Relações Internacionais e Federativas.

A participação da SMRIF foi ativa no workshop promovido pelo Fórum de Autoridades Locais (FAL), um dos painéis do FSM, que contou com representantes de vários países como Espanha, Brasil (São Paulo e Canoas), México, Colômbia, Tunísia, África do Sul, entre outros. No FAL, foi apresentada a perspectiva de São Paulo sobre a questão de desenvolvimento econômico local como algo a ser sempre pensado e objetivado de forma integrada ao desenvolvimento social.

Os representantes da Prefeitura de São Paulo aproveitaram a oportunidade para demonstrar oficialmente o interesse do governo municipal em sediar um Fórum Social Temático em 2016 aqui na cidade.