São Paulo integra a Rede Global Para Cidades Mais Seguras

Secretário de Segurança Urbana participa de encontro na sede da ONU para discutir diretrizes e agenda da nova rede de combate e prevenção ao crime.

No dia 14 de março, Prefeitos de diversas cidades do mundo se encontraram na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, para o primeiro encontro da Rede Global Para Cidades Mais Seguras (GNSC – Global Network Safer Cities).

A reunião foi realizada no âmbito da Comissão de Coordenação da Rede GNSC para estabelecer diálogo com as Nações Unidas e outras organizações internacionais, parceiros nacionais e locais, para desenvolvimento e implementação de uma agenda global das cidades, que almejam um futuro mais seguro e sustentável para seus cidadãos.

O resultado do diálogo foi uma declaração de ações que visam a reforçar o papel das autoridades locais nas políticas para cidades mais seguras. O documento reafirma a determinação dos Prefeitos em tornar as cidades e seus espaços públicos livres de violência, concentrando-se nas populações vulneráveis e em situação de risco, e para isso, é necessário aliar políticas de prevenção do crime e promoção da segurança ao planejamento urbano, gestão e governança.

Dr. Joan Clos, Subsecretário-Geral e Diretor Executivo da ONU-Habitat, afirmou: “O Crime e o medo do crime é um dos fatores mais influentes em nossas vidas cotidianas, nos ditando onde escolhemos viver, como nos comportamos, aonde vamos e onde trabalhamos. Há uma grande necessidade de combater a violência nas ruas das cidades e em outros espaços públicos, e compreender a importância do desenho urbano, do planejamento e da gestão para minimizar os riscos, bem como alterar as percepções de insegurança”.

Estiveram presentes representando suas cidades:

Prefeito de Los Angeles (EUA), Antonio Villaraigosa;
Prefeita de Houston (EUA), Annise Parker;
Prefeito de Beirute (Líbano), Bilal Hamad;
Prefeito de Treichville-Abidjan (Costa do Marfim), François Amichia;
Presidente da Câmara de Matosinhos (Portugal), Guillermo Pinto; 
Prefeito de Bogotá (Colômbia), Gustavo Petro;
Prefeito de San Salvador (El Salvador), Norman Quijano Gonzalez;
Prefeito de Johanesburgo (África do Sul), Parks Tau;
Secretário de Segurança Urbana de São Paulo (Brasil), Roberto Porto.

A reunião do Comitê foi conduzida pelo Presidente da Comissão, o Sr. Marcelo Ebrard Casaubon, que possui mandato de 2013 a 2016 (ex-prefeito da Cidade do México, México).

 


Rede Global Para Cidades Mais Seguras (GNSC)
A GNSC foi criada em setembro de 2012, durante o 6º World Urban Forum, realizado em Nápoles (Itália), e integra a estrutura do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O objetivo desta rede é ajudar as cidades a reduzir e prevenir a criminalidade e violência urbana, por meio da integração de políticas preventivas de segurança nos diferentes departamentos governamentais, monitoramento e avaliação dos projetos nos âmbitos local, regional, nacional e global.

Plano de Ação da Rede:

  • Desenvolvimento de Diretrizes Internacionais de Segurança Urbana da ONU;
  • Criação de um Índice de Segurança Urbana da ONU;
  • Criação de um fundo para financiamento de projetos da Rede;
  • Criação de um prêmio global que reconheça feitos locais relacionados ao tema. Primeira edição deverá ser realizada em 2015.
  • Criação de uma campanha global de incentivo à participação popular em questões de segurança.

 

 

Destaques sobre o crime e a violência nas áreas urbanas

Estudos mostram que 60% dos residentes urbanos de países em desenvolvimento foram vítimas de crime pelo menos uma vez nos últimos cinco anos, sendo 70% deles na América Latina e África. Estudos mostraram que 63% das mulheres nunca saem à noite sozinhas, por medo. Na África do Sul, por exemplo, 79% das mulheres se sentem mais inseguras em espaços públicos, e no Cairo, 40% das meninas relataram que se sentem inseguras em espaços públicos.

Fonte: ONU-Habitat