São Paulo e Estocolmo assumem a liderança do Programa de Desenvolvimento Positivo ao Clima do Grupo C40

As cidades de São Paulo e Estocolmo anunciaram hoje (26) que irão liderar o Programa de Desenvolvimento Positivo ao Clima (Climate Positive Development), uma subrede da C40 (Grupo das Grandes Cidades Líderes pelo Clima) criada para ajudar as cidades a enfrentarem o duplo desafio da rápida urbanização e da mudança do clima.

São Paulo, uma Megacidade da C40, e Estocolmo, uma Cidade Inovadora do grupo, oferecem a combinação ideal de lideranças de prefeitos, um histórico comprovado de realização e um compromisso de encontrar soluções replicáveis em suas próprias cidades e entre todas as cidades integrantes do Grupo C40. São Paulo e Estocolmo irão trabalhar com uma equipe da C40 dedicada ao tema e com outras cidades participantes para acelerar a implementação de estratégias de melhores práticas sustentáveis de planejamento urbano para projetos de novas construções e revitalização em escala distrital.

"São Paulo e Estocolmo são líderes nessas áreas há anos, por isso é justo que elas assumam o comando desta importante rede", disse o presidente do Grupo C40 e prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. "A experiência e dedicação que eles trazem permitirá uma colaboração ainda maior entre as cidades e acelerar as ações que nos ajudam a continuar a fornecer conhecimentos valiosos e reduzir a quantidade de emissões de gases de efeito estufa em megalópoles".

Os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Sten Nordin (Estocolmo) serão co-presidentes da subrede, e com o apoio do C40, reunirão suas cidades para continuar a trabalhar em soluções que reduzam as emissões de gases de efeito estufa para o desenvolvimento dessas cidades. Os prefeitos vão interagir de perto com os 18 projetos do Programa de Desenvolvimento Positivo ao Clima e com as cidades em que tais projetos estão localizados.

“Temos satisfação em liderar esta nova subrede do C40 com Estocolmo. A Prefeitura de São Paulo inicia uma nova fase, a de lidar com os desafios da cidade por meio de novos paradigmas e soluções sustentáveis inovadoras. Nós acreditamos fortemente que as cidades têm muito a aprender umas com as outras, e que o compartilhamento de experiências e melhores práticas é importante para resolver os desafios urbanos de forma mais eficiente e eficaz”, disse o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O Prefeito de Estocolmo, Sten Nordin, concordou. "Estocolmo está imensamente orgulhosa e honrada por ter a oportunidade de coliderar o Desenvolvimento Positivo ao Clima do Grupo C40, juntamente com São Paulo, usando as experiências do nosso novo distrito sustentável, nosso carro-chefe, o Porto Real de Estocolmo. Temos metas estabelecidas para que nossos novos bairros sejam livres de combustíveis fósseis e alcancem um nível de emissão de gases do efeito estufa muito baixo, tornando-os “Positivos ao Clima” até 2030. Estou muito ansioso para, em parceria com colegas do C40, enfrentar os desafios futuros em termos de combate e adaptação às mudanças climáticas".

O Programa de Desenvolvimento Positivo ao Clima foi criado para mudar o paradigma de desenvolvimento em larga escala. Propondo uma nova forma de pensar, o programa fornece uma estrutura para incentivar e reconhecer resultados, que se destinam a identificar modelos replicáveis de baixo carbono, desenvolvimento urbano em escala distrital, considerando as demandas de transporte, gestão de resíduos e energia.

Como cidades líderes da subrede, São Paulo e Estocolmo orientarão o Programa, ampliando o que foi feito até o momento, e proporão estratégias para futuros empreendimentos, com foco no aumento das oportunidades para a integração do Programa em cidades do C40 e maximizando seu impacto na transformação da maneira na qual as cidades se desenvolvem.

Sobre o Programa Desenvolvimento Positivo do Clima

O Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima é uma subrede do Grupo C40 (Cidades Líderes pelo Clima), em parceria com a Iniciativa Clinton pelo Clima (CCI) e o Conselho Green Building dos EUA (USGBC). O Programa foi lançado em parceria com a Iniciativa Clinton pelo Clima e Conselho Green Building, em 2009.

Através de um conjunto de projetos implantados que servem como laboratórios urbanos, o Programa visa à criação de modelos de grande escala para comunidades urbanas reduzirem a emissão dos gases de efeito estufa ao máximo possível, e manifestarem os mais elevados padrões de sustentabilidade e resiliência climática. Esses projetos também ajudam a identificar colaborações críticas entre os criadores de soluções e seus homólogos do governo municipal, e a partir daí iniciar o planejamento e desenvolvimento holístico que visa a melhorar o meio ambiente local, gerar empregos e melhoria da qualidade de vida local.

Atingir o status de Comunidades Positivas ao Clima presume completar quatro fases. As cidades e projetos que forem aceitos no Programa, avançarão as quatro fases por meio do reconhecimento do progresso no planejamento e na real construção, bem como a apresentação de documentação específica para o programa.

Sobre o C40

O Grupo C40 (Cidades Líderes pelo Clima) é uma rede de grandes cidades de todo o mundo engajadas e comprometidas com a implementação significativa e sustentável de ações pelo clima, em âmbito local, que ajudarão no combate à mudança climática global. A C40 foi criada em 2005 e ampliada através de uma parceria em com Iniciativa pelo Clima do Presidente William J. Clinton, 2006. O atual presidente do C40 é o Prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg. Para saber mais sobre o trabalho do C40 e nossas cidades, visite www.c40.org, siga-nos no Twitter @c40cities e curta nossa página no Facebook em http://www.facebook.com/C40Cities.

 

Confira esta notícia nos sites da C40 e da Prefeitura de Estocolmo.